segunda-feira, 31 de maio de 2010

IV CIRTAV, o rescaldo...

Foi nos dias 28 e 29 de Maio que decorreu a IV edição do CIRTAV – Certame Internacional do Real Tunel Académico de Viseu.

A TDUP – Tuna do Distrito Universitário do Porto, foi a grande vencedora deste fim-de-semana por terras de Viriato!

Após a recepção das tunas, um belo repasto no Restaurante “Páteo” esperava as tunas convidadas e os amigos do Real Tunel… O mote para o convívio estava lançado, atingindo o seu expoente máximo na visita à grande faculdade de Viseu: o Boquinhas! A festa continuou noite dentro na Discoteca NB.

No dia seguinte o acordar foi difícil, depois de umas poucas horas de sono… Após um almoço bastante animado, seguiram-se as serenatas junto à Sé e o animado Pasacalles, onde as tunas mostraram à cidade um pouco da grande noite que se antevia… Durante a tarde as tunas foram ainda recebidas na Câmara Municipal de Viseu.





Depois do um animado jantar, as tunas rumaram ao local do espectáculo – o adro da Sé de Viseu. Apesar do “fresquinho” que se sentia em Viseu, os amigos e a população acorreram em peso, salientando-se as boas condições de luz e som, para além do fantástico cenário arquitectónico.

A primeira tuna a actuar, extra-concurso, foi a TUNADÃO 1998 – Tuna do Instituto Politécnico de Viseu. Com cerca de 28 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com um medley de 3 originais seguido de uma interpretação “Rua do Capelão”, onde se destacou a prestação do seu solista. Terminaram a sua actuação com “Caravelas” e “Menina da saia preta” onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas.


A primeira tuna a concurso esteve a TAISEP - Tuna Académica do Instituto de Engenharia do Porto. Com cerca de 20 elementos em palco iniciaram a sua actuação com um original “Mulher Tripeira” onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas e dos seus porta estandartes, seguido de uma interpretação do tema “Mãe Negra”. Prosseguiu com o seu instrumental “La Rosa y el Volcan” seguindo com o tema “Vocês Sabem Lá” onde se destacou a prestação do seu solista, terminado a sua actuação com o seu conhecido tema “Porto, Vinho e Lugar”.



A segunda tuna a concurso, veio da pérola do Atlântico, a Estudantina Académica da Madeira. Com cerca de 20 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com uma interpretação de um tema de Zeca Afonso “Balada do Outono”seguido do fado “Júlia Florista”, onde se destacou a prestação do seu porta-estandarte. Prosseguiu com a sua serenata composta por Roberto Neves “Alma” onde se destacou a prestação do seu solista. Seguiu com um original “Funchal de Verde Manto” e terminaram com o seu hino “Estudantina Passa”.



A terceira tuna a concurso, veio da nobre cidade invicta, a TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto. Com cerca de 25 elementos em palco, iniciou a sua actuação com uma homenagem ao “Fado Hilário”, prosseguindo com o seu original “Meu Porto sem Par” onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas. Seguiu com “Capa Negra” e “La Negra Tomasa” onde se destacou a prestação do seu porta-estandarte. Prosseguiu o tema “Estrela da Tarde” onde se destacou a prestação do seu solista, terminado com o conhecido tema “Casa Portuguesa”.



Por fim a concurso, esteve a TUA - Tuna Universitária de Aveiro.  Com cerca de 15 elementos em palco iniciaram a sua actuação com o seu conhecido tema “Barco de Aveiro” seguido de “Nova Primavera” onde se destacou a prestação dos seus porta-estandartes. Prosseguiu com o seu "Mix de Zeca Afonso" seguido do seu tema de solista “Lá Longe”, terminado a sua actuação com o tema “Amor à Beira Mar”.






Por fim actuou a tuna da casa, Real Túnel Académico – Tuna Universitária de Viseu. Com cerca de 35 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com “Abertura” seguido do seu original “Rua escura 43”. Prosseguiu com “Viseu, Senhora da Beira” terminando a sua actuação com “Homenagem a Hilário”, onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas.


No fim os resultados...
Melhor Pasacalles: Estudantina Académica da Madeira
Melhor Serenata: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Pandeireta: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Solista: Estudantina Académica da Madeira
Melhor Estandarte: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Interpretação Musical: Tuna do Distrito Universitário do Porto - O Jurado entendeu atribuir ainda uma Menção Honrosa ao bandolim da Tuna Universitária de Aveiro
Tuna Mais Tuna: Tuna do Distrito Universitário do Porto
2ª Melhor Tuna: Estudantina Académica da Madeira
Grande Prémio CIRTAV: Tuna do Distrito Universitário do Porto


A noite foi longa pelas ruas de Viseu, continuando noite dentro pela Discoteca NB…

Citando o amigo RT “Um certame exemplar na sua organização, simplesmente um modelo que muitos deverão (deveriam) seguir”…
Muitos parabéns ao Real Tunel pela fantástica organização, pelo acolhimento e pela amizade! Não desfazendo todos os amigos do Real Tunel, obrigada ALMA!!! 
Sei que me repito constantemente mas, talvez tenha tido sorte… mas para mim, e dada vez mais, os festivais de tunas não são competições, são um local comum de encontro e reencontro de amigos. O espírito que se sentia era fantástico, cheio de alegria, tradição e espírito académico aliado ao mais nobre espírito tunante.

Muito Obrigado e claro, até para o ano!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

VIII FITUMIS...


Local: Leiria e Porto de Mós
Data: 28,29 e 30 de Maio 2010
Tuna Anfitriã: Tuna Mista do Instituto Politécnico de Leiria


O VIII FITUMIS - Festival Internacional de Tunas Mistas, decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de Maio em Leiria e Porto de Mós.


As tunas a concurso são:
- Estudantina Universitária de Viseu - Tuna Mista da Cidade de Viseu
- Tuna Médica de Lisboa - Faculdade de Medicina da U.L. e Faculdade de Ciências Médicas da U.N.L
- Estatuna - Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
- Real Tuna Infantina - Tuna Mista da Universidade do Algarve


Tuna Extra-Concurso:
- Tuna de Distrito de Pau (França)


Programa Dia 28 de Maio em Leiria:
21h30 - Serenata à Cidade frente à Biblioteca Afonso Lopes Vieira (Terreiro)
2h00 - Festa da Discoteca "Beat Club"


Programa Dia 29 de Maio em Porto de Mós:
15h30 - "Passa-Calles" pelas ruas de Porto de Mós
17h00 - Jogos Tradicionais
21h00 - VIII FITUMIS no Castelo de Porto de Mós
3h00 - Entrega dos Prémios de Tuna Mais Tuna e dos Jogos Tradicionais na Discoteca "Beat Club" em Leiria


Programa Dia 30 de Maio em Leiria:
12h30 / 13h00 - Almoço/Convívio no Ozono Bar (Terreiro)
Espero ver-vos em Leiria e/ou Porto de Mós.

CIRTAV 2010...


Local: Adro da Sé em Viseu
Data: 28,29 e 30 de Maioo 2010
Tuna Anfitriã: Real Tunel Académico de Viseu

O Certame Internacional do Real Tunel Académico de Viseu (CIRTAV) será nos dias 28,29 e 30 de Maio de 2010 no Adro da Sé em Viseu.



PROGRAMA
Sexta-feira dia 28 de Maio de 2010
A partir das 18.30 - Chegada das tunas (Estudantino Café - Jugueiros) e encaminhamento para o alojamento
20.00 – Jantar (Pateo - Rua Direita)
22.00 - Convívio & confraternização nos Bares da Sé
00.30 - Discoteca Hangar (autocarro a partir do Rossio)


Sábado dia 29 de Maio de 2010
Manhã livre
Almoço a partir das 12.00 (Colmeia - Sé)
15.00 - Serenata (janela da Sé)
Visita à Faculdade Bóquinhas (Santuário Tunante)
16.30 - Pasacalles (com saída da Faculdade Bóquinhas e terminando na Praça do Município)
18.00 - Recepção na Câmara Municipal de Viseu
20.00 - Jantar (Pateo - Rua Direita)
21.30 - Início do CIRTAV 2010 (Sé Catedral)
01.30 – Discoteca NB


Domingo 30 de Maio de 2010
Regresso das tunas


JÚRI
Presidente do Júri:
– Dr. J.Pierre Silva (Membro fundador e 1º Magister da extinta Tuna da UCP de Viseu, e antigo Dux dessa mesma instituição; Fundador e 1º Magister do Real Tunel de Viseu; autor e compositor; regente do extinto Orfeão Académico de Viseu; maestro do Chorus CSD de Lisboa e investigador do fenómeno tunante e tradições académicas).


Jurados extra-Palco (membros da organização):
- Dr. Hernâni Figueiredo (Membro do Real Tunel, foi Dux da UCP de Viseu e responsável por diversas áreas na AAV da UCP, nomeadamente culturais e desportivas).
- Dr. Filipe Cunha Marques (Foi Presidente da A.A.V. e Magno Conselho da Praxe da UCP de Viseu e, actualmente, Bastonário da Ordem dos Capelos do Real Tunel – orgão responsável pela praxis da tuna).


Jurados de Palco:
- Dr. João Paulo Sousa (Antigo tuno da EUC; Fundador e 1º Magister da Infantuna de Viseu; membro da Toada Coimbrã; autor e compositor; investigador do fenómeno tunante e professor de guitarra portuguesa. no Conservatório de Viseu).
- Dr. Paulo Sérgio (Membro fundador da extinta tuna da UCP de Viseu, na qual também foi Magister. Foi membro activo do Real Tunel Académico de Viseu. Possui larga experiência, como músico, em diversos grupos musicais de variada índole).
Dr. João Silva Freitas, "Juíz" (Membro fundador da Tuna Bruna da Figueira da Foz, actualmente Tuna Universitária da Figueira da Foz).


Entrada gratuita
Informações:
 http://cirtav.blogspot.com/ 
cirtav@gmail.com
Telemóvel: 966074408 / 964496713

VII Tradições...


Local: Casa do Artista, Lisboa
Data: 4 e 5 de Junho 2010
Tuna Anfitriã: Tuna Feminina do ISEL

E aproveitando proximidade da data da grande festa da nossa cidade, adoptamos para tema “Os Santos Populares de Lisboa” e contaremos com a presença das seguintes tunas:
Extra-concurso a Tuna Feminina do ISEL e a Estudantina Académica do ISEL
E este ano ainda a Participação Especial do  Grupo de Fados da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

IV Festival de Tunas de Arouca...

Local: terreiro Santa Mafalda, Arouca
Data: 28 e 29 de Maio 2010
Grupo Anfitrião: Associação Académica de Arouca


Nos próximos dias 28 e 29 de Maio será realizado o IV Festival de Tunas de Arouca, inserido no VI Fim de Semana Académico de Arouca, no terreiro Santa Mafalda. A organização deste evento está a cargo da A3 (Associação Académica de Arouca).
Este festival tem o intuito de reunir algumas tunas dos mais variados pontos do país, criar na nossa tão bela e nobre vila de Arouca, um cenário de boa disposição, serenatas, alegria, confraternização entre tunas e arouquenses, que de certeza em muito contribuirá para um bom sucesso do IV Festival de Tunas.
O IV Festival de Tunas de Arouca é composto por um Festival Feminino, Festival Masculino e uma Monumental Serenata.


Tunas Femininas Presentes:
- TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra
- Cientuna – Tuna Feminina de Ciências do Porto
- EncantaTuna – Tuna Feminina Académica da Universidade da Beira Interior
- TFOUP – Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto
Tunas Masculinas Presentes:
- TAFEP – Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto
- TAFUL – Tuna Académica da Faculdade de Farmácia de Lisboa da Universidade de Lisboa
- EACB – Estudantina Académica de Castelo Branco
- Tuna TS – Tuna Tecnologias da Saúde Porto

Programa:
Dia 28 de Maio (sexta-feira)
18h Recepção Tunas Académicas
21h30 Início do Festival Feminino
24h Entrega de Prémios
24h45 Monumental Serenata – Feminino
02h Sarau – Tunas Masculinas
03h Encerramento
Dia 29 de Maio (sábado)
14h Visita Turística das Tunas ao Museu
16h Monumental Serenata (Convento)
19h Jantar Académico
21h Abertura do Recinto
21h30 Início do Festival Masculino
24h30 Entrega de Prémios
01h30 Sarau – Tuna Vencedora
02h30 Arraial dos Finalistas (Discoteca)
05h Encerramento

Mais informações em:
e-mail:schwarzie86@hotmail.com
Tel: 91 431 43 20 (Luis Gomes) 

terça-feira, 4 de maio de 2010

9.º Festa Ibérica...

Local: Teatro de Vila Real sagres saloon 22h
Data: 7 e 8 de Maio 2010
Tuna Anfitriã: Transmontuna


9º FESTA IBÉRICA … no faroeste
festival internacional de tunas universitárias de trás-os-montes e alto douro

…nasceu da vontade de realizar um evento que pudesse mostrar à cidade de Vila Real o que de melhor se faz a nível tunante em Portugal. Divulgar as tunas nas suas diversas formas e como manifestação inegável da cultura portuguesa. Havia ainda o sonho de colocar Vila Real definitivamente no mapa tunante português…

Passacalles dolce vita douro, sábado 8 pelas 16h30.

tunas a concurso
Tusa – Tuna Universitas Scientarium Agrariarum (Açores - Ilha Terceira)
Real Tunel Académico de Viseu
TS – Tuna de Tecnologia da Saude do Porto
Estudantina Académica do ISEL (Lisboa)
Tuna de Magistério de Avila (Espanha)
TAULP – Tuna Académica da Universidade Lusiada do Porto
Tintuna – Tuna Académica da Egas Moniz (Lisboa)


tunas extra-concurso
Vibratuna – Tuna Feminina da UTAD
Tuna Académica da UTAD


transmontuna organização
tuna universitária de trás-os-montes e alto douro

*bilhetes disponíveis na bilheteira do teatro
** mais informações em:
www.transmontuna.com
transmontuna@hotmail.com
tlm. 918809773