quinta-feira, 24 de março de 2011

X TEMPÁRIO...

Local: Cine-Teatro Paraíso, Tomar
Data: 15 a 17 de Abril de 2011
Tuna Anfitriã: Templária

Como tema principal a "Festa dos Tabuleiros", contamos mais uma vez com muita animação em Tomar, desta vez celebrando a 10.ª edição deste certame, nos dias 15, 16 e 17 de Abril de 2011.
Este ano o festival irá contar com a presença a concurso das seguintes tunas:
  • Estudantina Universitária de Lisboa
  • Tuna do Distrito Universitário do Porto
  • Tuna de Medicina de Coimbra
  • Tuna del Valle de México
  • Tuna Universitária del Colegio Mayor Loyola de Granada
  • Extra-concurso: Orquestrinha da Canto Firme

Junta-te a nós nesta ENORME cruzada!

Já sabem que não é um festival, mas sim uma reunião de amigos!!!

XIII FARTUNA...

Local: Teatro das Figuras - Faro
Data: 1 e 2 de Abril de 2011
Tuna Anfitriã: Versus Tuna

A Versus Tuna - Tuna Académica da Universidade do Algarve, vai organizar pela 13ª vez consecutiva o seu festival, o FARTUNA- - Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro.

A animação começa no dia 1 com a Serenata de Abertura do XIII FARTUNA às 22 horas no Largo do Carmo e o óbvio convívio nocturno na baixa de Faro.
No dia 2 quem estiver a passear pela baixa de faro poderá assistir ao tradicional e animado "Passa-calles" por volta das às 15 horas.

O grande Festival acontecerá também no Sábado dia 2 no Teatro das Figuras às 21h30 e contará com a presença das seguintes Tunas Convidadas:

  • Scalabituna - Tuna do Instituto Politécnico de Santarém
  • Tunadão 1998 - Tuna do Instituto Politécnico de Viseu
  • Tuna-MUs - Tuna Médica da UBI
  • TAFUL - Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa


Promete-se uma noite animada e plena de tradição Académica...
Espero poder voltar a CASA...

terça-feira, 1 de março de 2011

XIV Serenatas Femininas, o rescaldo...

E assim se viveu mais uma noite fantástica, uma verdadeira noite de música e tradição onde a TFISEL -Tuna Feminina do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa saiu novamente como a grande vencedora da noite.

O festival teve início no dia 26 de Fevereiro com uma Noite de Serenatas, no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, estando a apresentação a cargo do Jograis da OUP.

A Magna Tuna Cartola, como tuna extra concurso, iniciou este espectáculo com uma divertida e irreverente actuação. Abriram com “Aveiro é”, seguido do seu já conhecido “Macho Português” e da sua serenata. Continuaram com “Touro” terminado a sua actuação com “ Triste história”.


A primeira tuna a concurso foi a Tuna Feminina do ISCAP. Após uma pequena introdução com um esquema de pandeiretas interpretou “Dá-me Lume” e "A moda das tranças pretas".

Seguiu-se a Tuna Feminina de Direito de Alicante. Numa interpretação divertida e animada, interpretaram “Amalia nostra” e “Isla de la Primavera”.

A terceira tuna a concurso foi a Tuna Feminina do IST de Lisboa, interpretando “Lágrima de Preta” e “Vocês Sabem Lá”.

Após um curto intervalo subiu a palco a Tuna Feminina de Direito USMP (Peru). Com apenas cinco bravas participantes, brindaram-nos com “María La Portuguesa” e “La Mariquina”.

Seguiu-se a actuação da Tuna Feminina do ISEL, interpretando os temas “Só gosto de Ti” e “Estudante Trajado”.

Para terminar esta Noite de Serenatas, subiu a palco a tuna da casa, Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Iniciaram a sua actuação com “Ria Sentida” seguido de “Cá sei”. Após a subida a palco dos antigos elementos, interpretaram “Cuidei que tinha morrido” e “Hoy”.

A festa continuou noite dentro no BE – Bar do Estudante da Universidade de Aveiro.
Depois de um acordar difícil... o almoço foi no Centro Comercial Glicínias seguido de Aveiro, o Pasacalles deu-se, antevendo uma grande noite de festival…

A XVI Noite de Serenatas Femininas realizou-se no Centro de Congressos de Aveiro, com a sala praticamente lotada.

A Tuna Universitária de Aveiro, mais uma tuna da casa, abriu o espectáculo. Com cerca de 28 elementos, iniciaram a sua actuação com o seu já conhecido original “Barco de Aveiro” seguido do seu instrumental “Alavarium”. Prosseguiram com o seu “Mix Zeca Afonso” seguido de “Malagueña”, onde se destacou a prestação do seu solista. Terminarmam a sua actuação com “Amor à Beira Mar”.


A primeira tuna a concurso foi a Tuna Feminina do IST de Lisboa. Com cerca de 26 elementos, iniciaram a sua actuação com um arranjo de “Cinderela” de Carlos Paião seguido de “Saudade” onde se destacaram as suas pandeiretas. Seguiu-se com “Perdidamente”, música de solista, e com o seu instrumental, um medley de temas de Ennio Morricone, e para terminar a sua actuação interpretaram “Júlia Florista”.


Seguiu-se a Tuna Feminina de Direito de Alicante. Com 9 elementos iniciaram a sua animada e divertida actuação com “Es por ti” seguido de “La Compostela”. Prosseguiu com “La Noche se acaba”, “Besame Morenito” terminando a sua actuação “Vagabundo de Santa Cruz”.


A terceira tuna a concurso veio do Porto, Tuna Feminina do ISCAP. Com cerca de 20 elementos iniciaram a sua actuação com o conhecido tema brasileiro "Tiro ao Álvaro" seguido do seu tema de solista “O que foi que aconteceu” e do seu instrumental, onde se destacou a prestação da sua porta-estandarte. Seguiu com “Dá-me Lume”, “Silêncio e tanta gente” terminando a sua actuação com “Cá vai a tuna”, onde se destacou a prestação das suas pandeiretas.

Depois de um curto intervalo, subiu a palco a Tuna Feminina de Direito USMP (Peru). Com apenas 5 elementos, iniciaram a sua actuação com um instrumental seguido de uma sentida e terna interpretação de “Oh gente da minha terra”. Prosseguiu com uma serenata tradicional latino-americana “La hiedra” terminando a sua actuação com uma música tradicional peruana “La marinera”.


Seguiu-se a Tuna Feminina do Isel. Com cerca de 22 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com um arranjo à capela de “Ele e ela” seguido da sua “Ode à tuna”. Prosseguiu com o seu tema de solista “Só goste de ti”, onde se destacou a prestação da sua solista, seguido do seu novo instrumental “Tradições”. Prosseguiu com “Rapazote” terminando com “Lisboa e o Tejo” onde se destacou a prestação das suas porta-estandarte e das suas pandeiretas.

Por fim subiu a palco a tuna organizadora, Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Com cerca de 25 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com “Garça Perdida” seguido “Todas as ruas do amor”, terminado a sua actuação com “La ventanita”.


Após um sorteio de rifas, organizado pela TFAAUAv, seguiram-se os resultados…

Pasacalles - Tuna Feminina de Derecho de Alicante
Serenata - Tuna Feminina do ISEL

Solista - Tuna Feminina do ISEL
Instrumental - Tuna Feminina do IST
Pandeireta - Tuna Feminina do ISCAP
Estandarte - Tuna Feminina do ISCAP

Tuna + Tuna - Tuna Feminina de Direito USMP (Peru)
Melhor Tuna - Tuna Feminina do ISEL


Resta-me agradecer à TFAAUAv, em particular à Karina Lopes, acolhimento e disponibilidade. Muitos parabéns por mais este evento realizado e boa sorte para o próximo Noite de Serenatas Femininas.