segunda-feira, 31 de maio de 2010

IV CIRTAV, o rescaldo...

Foi nos dias 28 e 29 de Maio que decorreu a IV edição do CIRTAV – Certame Internacional do Real Tunel Académico de Viseu.

A TDUP – Tuna do Distrito Universitário do Porto, foi a grande vencedora deste fim-de-semana por terras de Viriato!

Após a recepção das tunas, um belo repasto no Restaurante “Páteo” esperava as tunas convidadas e os amigos do Real Tunel… O mote para o convívio estava lançado, atingindo o seu expoente máximo na visita à grande faculdade de Viseu: o Boquinhas! A festa continuou noite dentro na Discoteca NB.

No dia seguinte o acordar foi difícil, depois de umas poucas horas de sono… Após um almoço bastante animado, seguiram-se as serenatas junto à Sé e o animado Pasacalles, onde as tunas mostraram à cidade um pouco da grande noite que se antevia… Durante a tarde as tunas foram ainda recebidas na Câmara Municipal de Viseu.





Depois do um animado jantar, as tunas rumaram ao local do espectáculo – o adro da Sé de Viseu. Apesar do “fresquinho” que se sentia em Viseu, os amigos e a população acorreram em peso, salientando-se as boas condições de luz e som, para além do fantástico cenário arquitectónico.

A primeira tuna a actuar, extra-concurso, foi a TUNADÃO 1998 – Tuna do Instituto Politécnico de Viseu. Com cerca de 28 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com um medley de 3 originais seguido de uma interpretação “Rua do Capelão”, onde se destacou a prestação do seu solista. Terminaram a sua actuação com “Caravelas” e “Menina da saia preta” onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas.


A primeira tuna a concurso esteve a TAISEP - Tuna Académica do Instituto de Engenharia do Porto. Com cerca de 20 elementos em palco iniciaram a sua actuação com um original “Mulher Tripeira” onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas e dos seus porta estandartes, seguido de uma interpretação do tema “Mãe Negra”. Prosseguiu com o seu instrumental “La Rosa y el Volcan” seguindo com o tema “Vocês Sabem Lá” onde se destacou a prestação do seu solista, terminado a sua actuação com o seu conhecido tema “Porto, Vinho e Lugar”.



A segunda tuna a concurso, veio da pérola do Atlântico, a Estudantina Académica da Madeira. Com cerca de 20 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com uma interpretação de um tema de Zeca Afonso “Balada do Outono”seguido do fado “Júlia Florista”, onde se destacou a prestação do seu porta-estandarte. Prosseguiu com a sua serenata composta por Roberto Neves “Alma” onde se destacou a prestação do seu solista. Seguiu com um original “Funchal de Verde Manto” e terminaram com o seu hino “Estudantina Passa”.



A terceira tuna a concurso, veio da nobre cidade invicta, a TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto. Com cerca de 25 elementos em palco, iniciou a sua actuação com uma homenagem ao “Fado Hilário”, prosseguindo com o seu original “Meu Porto sem Par” onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas. Seguiu com “Capa Negra” e “La Negra Tomasa” onde se destacou a prestação do seu porta-estandarte. Prosseguiu o tema “Estrela da Tarde” onde se destacou a prestação do seu solista, terminado com o conhecido tema “Casa Portuguesa”.



Por fim a concurso, esteve a TUA - Tuna Universitária de Aveiro.  Com cerca de 15 elementos em palco iniciaram a sua actuação com o seu conhecido tema “Barco de Aveiro” seguido de “Nova Primavera” onde se destacou a prestação dos seus porta-estandartes. Prosseguiu com o seu "Mix de Zeca Afonso" seguido do seu tema de solista “Lá Longe”, terminado a sua actuação com o tema “Amor à Beira Mar”.






Por fim actuou a tuna da casa, Real Túnel Académico – Tuna Universitária de Viseu. Com cerca de 35 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com “Abertura” seguido do seu original “Rua escura 43”. Prosseguiu com “Viseu, Senhora da Beira” terminando a sua actuação com “Homenagem a Hilário”, onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas.


No fim os resultados...
Melhor Pasacalles: Estudantina Académica da Madeira
Melhor Serenata: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Pandeireta: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Solista: Estudantina Académica da Madeira
Melhor Estandarte: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Interpretação Musical: Tuna do Distrito Universitário do Porto - O Jurado entendeu atribuir ainda uma Menção Honrosa ao bandolim da Tuna Universitária de Aveiro
Tuna Mais Tuna: Tuna do Distrito Universitário do Porto
2ª Melhor Tuna: Estudantina Académica da Madeira
Grande Prémio CIRTAV: Tuna do Distrito Universitário do Porto


A noite foi longa pelas ruas de Viseu, continuando noite dentro pela Discoteca NB…

Citando o amigo RT “Um certame exemplar na sua organização, simplesmente um modelo que muitos deverão (deveriam) seguir”…
Muitos parabéns ao Real Tunel pela fantástica organização, pelo acolhimento e pela amizade! Não desfazendo todos os amigos do Real Tunel, obrigada ALMA!!! 
Sei que me repito constantemente mas, talvez tenha tido sorte… mas para mim, e dada vez mais, os festivais de tunas não são competições, são um local comum de encontro e reencontro de amigos. O espírito que se sentia era fantástico, cheio de alegria, tradição e espírito académico aliado ao mais nobre espírito tunante.

Muito Obrigado e claro, até para o ano!

2 comentários:

Gabi disse...

Olá, olá!
Adorei Viseu!

Sem dúvida que foi um excelente festival, senti-me super bem recebida e como se estivesse em casa. Foi mesmo muito bom! Recomendo a todos que ainda não passaram por um CIRTAV darem lá um saltinho!

Adorei o local do almoço de sábado e confesso que até os senhores do restaurante ajudaram à festa!! Mais um bocadino e tinha feito uma soneca ali mesmo :)

O espectáculo, com aquele cenário, tem um impacto enorme... Adorei!

Obrigada Real Tunel, em especial ao Almas (ainda bem que o pequeno que espanta pombos de pandeireta na mão não te esgota a paciência e ainda nos consegues aturar) e ao Felgas.
Espero que nos continuemos a cruzar por esse país fora!

J.Pierre... Não me esqueci que sabes costurar botões :p

Obrigada pelo brutal fim-de-semana! Já disse que adorei!? :)

- Drii disse...

Foi lindo posha ;D