quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ídolos & Tunas...

Citando um amigo de AVENTURAS...
"Não sou, admito, nunca fui, grande apreciador de concursos desta índole, tipo "Idolos" ou "OT" e por aí fora. Acho - e sempre achei - que enfermam demasiado de formato televisivo e pouco de real valor intrínseco face ao objecto em concreto do concurso em si, valorizar o talento em suma.
Ainda assim, no "Ídolos", os dois finalistas são a Sandra e o Martim. Dois Tunos. A Sandra das Meninas e Senhoras da Beira e o Martim da Escstunis, que ensaiou também. Provavelmente será uma coincidência serem os dois finalistas Tunos. Pode ser que sim. Eu não acredito em coincidências, sou franco. Neste caso, muito menos. Acho que a experiência tuneril de ambos de alguma forma os terá ajudado, por muito pouca que tenha sido fica sempre alguma coisa.
Pode ser corporativismo da minha parte, admito. Afinal, os outros que ficaram pelo caminho até podem ter tido grandes experiências musicais que os ajudaram também. Mas há um "je ne sais quoi" nestas coisas das tunas que, de facto, são alicerces e quanto a mim, preciosos; são aquele parafuso pequenino que, se não estivesse lá, a ligar a viga A3 à A4, provavelmente a solidez seria mais débil."
Afinal não é preciso trancar as "moças" em casa, não são um cambada de bêbedos nem uns inergrumes os "moços" das tunas... Ainda bem que existem pessoas como a Sandra e o Martim, que enchem de orgulho esta nossa "classe" e mostram que afinal, neste nosso mundo, também se trabalha arduamente. Parabéns aos dois!!!

Lisboa que Amanhece - Martim Vicente
 

Oh Gente da minha Terra - Sandra Pereira


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Boas Festas...

XIX Festival Internacional de Tunas Universitárias Cidade de Viseu, o rescaldo...

Foi nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro que decorreu o XIX Festival Internacional de Tunas Universitárias Cidade de Viseu. A Tuna do Distrito Universitário do Porto foi a grande vencedora deste fim-de-semana por terras da senhora da beira!

A recepção das tunas deu-se na 6ª feira por volta das seis da tarde seguido de um belo repasto na cantina. O mote para o convívio estava lançado, atingindo o seu expoente máximo ao longo da noite no Ice Clun onde também decorreram as serenatas. No dia seguinte o acordar foi difícil, depois de umas poucas horas de sono… Após um almoço bastante animado, seguiu-se um animado Pasacalles, onde as tunas mostraram à cidade um pouco da grande noite que se antevia…

Com o Auditório da Universidade Católica Portuguesa em Viseu completamente repleto, ainda que com algum atraso da praxe, deu-se então início ao festival.

A primeira tuna a actuar, extra concurso, foram as Meninas e Senhoras da Beira. Com cerca de 21 elementos em palco iniciaram a sua actuação com “Meninos do Bairro Negro” seguido do seu instrumental “Robim dos Bosques”, terminado a sua actuação com “A formiga no carreiro”.

Seguiu-se, novamente a extra concurso, mais uma tuna da casa a Viriatuna – Tuna académica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Com bastante animação e espírito académico interpretaram temas como “Movimento Perpetuo Associativo” e o seu Hino.

A terceira tuna, também extra concurso, foi a Estudantina Universitária de Viseu. Bastante animados e divertidos, interpretaram o seu medley de músicas das doces, seguido de “Os vultos” terminado a sua actuação com “Estudantina a Cantar”.

Depois de um curto intervalo subiu a palco a primeira tuna a concurso, a Tuna do Distrito Universitário do Porto. Com cerca de 22 elementos iniciaram a sua entrada em palco com um versão de “Viseu Senhora da Beira” em guitarra portuguesa seguida de “Navegamos a cantar“ numa versão à capela. Prosseguiu com ritmos latinos numa versão de “La Negra Tomassa” seguido do seu original “Meu porto sem par” onde se destacaram os seus pandeiretas. Seguiu-se com duas belas serenatas “Estrela da Tarde” e “Aquella Tarde” onde se destacaram os seus solistas, terminado a sua actuação com “Raparigas belas”.

Seguiu-se a concurso, o Real Túnel Académico – Tuna Universitária de Viseu. Com cerca de 25 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com um mix de “Navegamos a Cantar” e “Viseu Menina” numa homenagem à tuna organizadora Infantuna. Prosseguiu com o seu original “Rua escura 43” seguido do seu instrumental “Trilhos”. Seguiu-se com “Procurei” e a sua serenata “Serenata a um Anjo”, onde brilhou o seu solista, terminando com a sua “Homenagem a Hilário”, saindo de palco com a já conhecida música das “Borboleta de capa preta e fita azul”.

A última tuna a concurso foi a Copituna d´Oppidana – Tuna Académica da Guarda. Com cerca de 32 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com uma tema de Zeca Afonso "A Morte Saiu à Rua", prosseguindo com a sua homenagem a Carlos Paião com o tema “Playback”. Seguiram com “Povo que lavas no rio” e com o seu instrumental original “Domingo à Tarde” com algumas passagens de “Celtibera” onde se destacou os seus estandartes. Seguiu com uma interpretação de "Senhora do Mar" onde se destacou o seu solista, terminando a sua actuação com o seu animado FRA.

Seguiu-se a estreia em palco da Quarentuna de Coimbra. Com cerca de 15 elementos em palco iniciaram a sua actuação com “Capa negra, rosa negra” seguida de “Cantiga para quem sonha” de Luíz Goes. Seguiu-se com um instrumental “Ré menor” de Artur Paredes terminado a sua actuação com o “Vira de Coimbra” de Zeca Afonso.

Para terminar subiu a palco a tuna organizadora, a Infantuna Cidade Viseu. Com cerca de 25 elementos em palco iniciaram a sua actuação com “Navegamos a Cantar” e após a passagem de 4 caloiros a tunos, “Voar num sonho”. Prosseguiram com “Lua e ciúme”, “Quis saber quem sou”, terminado com o conhecido tema “Águas do Dão”.

No fim o júri decidiu…

Melhor Solista: Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
Melhor Estandarte: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Instrumental: Copituna d´Oppidana
Melhor Pandeireta: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Pasacalles: Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
Melhor Serenata:  Tuna do Distrito Universitário do Porto

Tuna Mais Simpática: Real Tunel Académico
Tuna Mais Tuna: Copituna d´Oppidana

Grande Prémio XIX FITUV: Tuna do Distrito Universitário do Porto

A noite foi longa, continuando noite dentro pela discoteca Ice Club.

Sei que me repito constantemente mas, talvez tenha tido sorte… mas para mim, e dada vez mais, os festivais de tunas não são competições, são um local comum de encontro e reencontro de amigos. O espírito que se sentia era fantástico, cheio de alegria, tradição e espírito académico aliado ao mais nobre espírito tunante.

Muito obrigado à Infantuna pelo fantástico acolhimento.
Muitos parabéns por mais um fantástico FITUV e até para o ano…

Fotografias gentilmente cedidas por Joana Rangel

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

FESTIVAL DE TUNAS DE ESMORIZ...

A pedido da organização aqui fica:

Local: Junta de Freguesia de Esmoriz
Data: 5 de Dezembro de 2010

Fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Esmoriz e a Rádio Águia Azul nasceu o 1º Festival de Tunas de Esmoriz, que terá lugar no próximo Domingo, 5 Dezembro pelas 16h30, na Junta de Freguesia de Esmoriz. A RAA e a Junta de Freguesia de Esmoriz, numa iniciativa conjunta, têm o prazer de apresentar o Festival de Tunas em Esmoriz. Este evento visa animar a agenda cultural dessa mesma freguesia, mostrando uma temática cultural pertinente: o mundo académico. No dia 5 de Dezembro, pelas 16.30H, o Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz vai estar em festa, ao sabor da música de tunas provenientes do distrito de Aveiro, Coimbra e Porto que se juntam a nós para lembrar que o espírito académico está presente em qualquer lugar.

XIX FITUV...




Local: Auditório da Universidade Católica Portuguesa em Viseu
Data: 10, 11 e 12 de Dezembro de 2010
Tuna Anfitriã: Infantuna

A XIX edição do FITUV - Festival Internacional de Tunas Universitárias Cidade de Viseu decorrerá nesta cidade nos próximos dias 10,11 e 12 de Dezembro, num certame já com pergaminhos no panorama nacional e internacional de tunas universitárias.

Desde a sua envolvência natural, passando pelas gentes Beirãs que acolhem como ninguém, do desfile de tunas em pleno ambiente pré-natalício que desce ao Rossio e desde a Sé desafiando o frio habitual de Dezembro, o espectáculo sempre esperado na noite de Sábado e habitualmente lotado, terminando pelo convívio entre participantes e público em geral, o FITUV é seguramente um certame esperado por muitos, originando um curioso movimento migratório em direcção à "Senhora das Beiras" nesse fim de semana, numa envolvência que se repete ano após ano, tornando mais quente a recepção aos participantes por parte das gentes de Viseu. Nesta décima nona edição do FITUV, confirma-se a presença das seguintes Tunas:

A concurso:
- Copituna D´Oppidana - Guarda
Tuna do Distrito Universitário do Porto
- Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu

Extra-competição:
Estudantina de Viseu
Quarentuna de Coimbra
Meninas e Senhoras da Beira

Organização | Infantuna Cidade de Viseu

XVII CELTA...

Local: Theatro Circo, Braga
Data: 3, 4 e 5 de Dezembro de 2010
Tuna Anfitriã: Azeituna


Dos criadores do XV CELTA - CIRCO e XVI CELTA - CABARET, vindo directamente dos estudios da Azeituna pictures, eis que no chega o XVII CELTA - CINEMA. Digno de uma gala dos óscares de hollywood, nos próximos dias 3 e 4 de Dezembro espera-se noite de lotação esgotada na sessão das 21h30 no Theatro Circo. Dia 5 de dezembro pelas 17h haverá sessão especial com a presença de Júlio Pereira para um concerto único e memorável. Este música de elevado prestígio e reconhecimento por parte do público português regressa á cidade de Braga, 10 anos depois da sua ultima apresentaçao na cidade, para preencher o fim de tarde de Domingo com a grandiosidade da tradição musical portuguesa. O tema cinema inspirará as tunas participantes a embelezarem o seu espetáculo com encenações, refrências, alusões aos grandes clássicos da história do cinema. Assim como os fantásticos apresentadores dos festival que prometem celebrar e imortalizar ícones incortonáveis da 7ª arte.

Participação Especial:
Ao convidarmos o "Mestre" Júlio Pereira para o XVII CELTA, não poderíamos passar sem publicar um pouco do seu percurso musical, e aquilo que representa para a cultura e tradição da música Portuguesa.

Como multi-instrumentista, compositor e produtor, ao longo de 30 anos de carreira, Júlio Pereira tem norteado a sua preocupação artística por parâmetros que tomam como referência a universalidade das manifestações culturais. O que, de forma nenhuma, contraria a importância do seu trabalho o âmbito da música tradicional portuguesa e da consideração étnica dos sons e das suas raízes. É que esse trabalho sempre teve como horizonte a incorporação da tradição portuguesa nas correntes estéticas que marcam as sucessivas "contemporaneidades".

Assim, as suas obras de autor, concretizadas em 17 discos de longa duração, depois de reflectirem a importância da inovação musical dos anos 70, centraram-se num trabalho de recuperação renovadora dos sons dos instrumentos tradicionais "quase perdidos" - de que os mais paradigmáticos exemplos são Cavaquinho (1981), Braguesa (1982) e O meu bandolim (1992) -, bem como, sobretudo a partir dos anos 90, na associação desses sons a (sempre) novas soluções acústicas - como Rituais (2000) significativamente documenta. O que o situa, para além de figura incontornável na música portuguesa das últimas décadas do séc. XX, como um músico do novo século.

A realização deste espectáculo prende-se, com certeza, pelo o nosso de interesse em divulgar e fomentar o gosto pela música tradicional portuguesa, que fazemos ouvir nas nossas actuações. Este músico serve como modelo e inspiração, não só na nossa música, mas também noutras tantas tunas pertencentes ao panorama nacional.

Tunas a Concurso:
Estudantina Universitária de Lisboa
Hinoportuna - Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Magna Tuna Cartola de Aveiro
TEUP - Tuna de Engenharia da Universidade do Porto
TUA - Tuna Universitária de Aveiro
TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
TMUC - Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra
Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto
Tuna extra-concurso:
Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho
Tuna Universitária do Minho

Participação Especial no dia 5 de Dezembro:
Júlio Pereira

Preço dos Bilhetes:
Dias 3 e 4 : 5€ | 7€ | 9€
Dia 5 : 7€ | 9 €

Para mais informações:
Tel/fax: 253 610 738
Tlm:91 417 84 89 / 91 628 76 27 / 96 181 36 85 / 96 494 58 96