segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

XIX Festival Internacional de Tunas Universitárias Cidade de Viseu, o rescaldo...

Foi nos dias 10, 11 e 12 de Dezembro que decorreu o XIX Festival Internacional de Tunas Universitárias Cidade de Viseu. A Tuna do Distrito Universitário do Porto foi a grande vencedora deste fim-de-semana por terras da senhora da beira!

A recepção das tunas deu-se na 6ª feira por volta das seis da tarde seguido de um belo repasto na cantina. O mote para o convívio estava lançado, atingindo o seu expoente máximo ao longo da noite no Ice Clun onde também decorreram as serenatas. No dia seguinte o acordar foi difícil, depois de umas poucas horas de sono… Após um almoço bastante animado, seguiu-se um animado Pasacalles, onde as tunas mostraram à cidade um pouco da grande noite que se antevia…

Com o Auditório da Universidade Católica Portuguesa em Viseu completamente repleto, ainda que com algum atraso da praxe, deu-se então início ao festival.

A primeira tuna a actuar, extra concurso, foram as Meninas e Senhoras da Beira. Com cerca de 21 elementos em palco iniciaram a sua actuação com “Meninos do Bairro Negro” seguido do seu instrumental “Robim dos Bosques”, terminado a sua actuação com “A formiga no carreiro”.

Seguiu-se, novamente a extra concurso, mais uma tuna da casa a Viriatuna – Tuna académica da Escola Superior de Saúde de Viseu. Com bastante animação e espírito académico interpretaram temas como “Movimento Perpetuo Associativo” e o seu Hino.

A terceira tuna, também extra concurso, foi a Estudantina Universitária de Viseu. Bastante animados e divertidos, interpretaram o seu medley de músicas das doces, seguido de “Os vultos” terminado a sua actuação com “Estudantina a Cantar”.

Depois de um curto intervalo subiu a palco a primeira tuna a concurso, a Tuna do Distrito Universitário do Porto. Com cerca de 22 elementos iniciaram a sua entrada em palco com um versão de “Viseu Senhora da Beira” em guitarra portuguesa seguida de “Navegamos a cantar“ numa versão à capela. Prosseguiu com ritmos latinos numa versão de “La Negra Tomassa” seguido do seu original “Meu porto sem par” onde se destacaram os seus pandeiretas. Seguiu-se com duas belas serenatas “Estrela da Tarde” e “Aquella Tarde” onde se destacaram os seus solistas, terminado a sua actuação com “Raparigas belas”.

Seguiu-se a concurso, o Real Túnel Académico – Tuna Universitária de Viseu. Com cerca de 25 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com um mix de “Navegamos a Cantar” e “Viseu Menina” numa homenagem à tuna organizadora Infantuna. Prosseguiu com o seu original “Rua escura 43” seguido do seu instrumental “Trilhos”. Seguiu-se com “Procurei” e a sua serenata “Serenata a um Anjo”, onde brilhou o seu solista, terminando com a sua “Homenagem a Hilário”, saindo de palco com a já conhecida música das “Borboleta de capa preta e fita azul”.

A última tuna a concurso foi a Copituna d´Oppidana – Tuna Académica da Guarda. Com cerca de 32 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com uma tema de Zeca Afonso "A Morte Saiu à Rua", prosseguindo com a sua homenagem a Carlos Paião com o tema “Playback”. Seguiram com “Povo que lavas no rio” e com o seu instrumental original “Domingo à Tarde” com algumas passagens de “Celtibera” onde se destacou os seus estandartes. Seguiu com uma interpretação de "Senhora do Mar" onde se destacou o seu solista, terminando a sua actuação com o seu animado FRA.

Seguiu-se a estreia em palco da Quarentuna de Coimbra. Com cerca de 15 elementos em palco iniciaram a sua actuação com “Capa negra, rosa negra” seguida de “Cantiga para quem sonha” de Luíz Goes. Seguiu-se com um instrumental “Ré menor” de Artur Paredes terminado a sua actuação com o “Vira de Coimbra” de Zeca Afonso.

Para terminar subiu a palco a tuna organizadora, a Infantuna Cidade Viseu. Com cerca de 25 elementos em palco iniciaram a sua actuação com “Navegamos a Cantar” e após a passagem de 4 caloiros a tunos, “Voar num sonho”. Prosseguiram com “Lua e ciúme”, “Quis saber quem sou”, terminado com o conhecido tema “Águas do Dão”.

No fim o júri decidiu…

Melhor Solista: Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
Melhor Estandarte: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Instrumental: Copituna d´Oppidana
Melhor Pandeireta: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Pasacalles: Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
Melhor Serenata:  Tuna do Distrito Universitário do Porto

Tuna Mais Simpática: Real Tunel Académico
Tuna Mais Tuna: Copituna d´Oppidana

Grande Prémio XIX FITUV: Tuna do Distrito Universitário do Porto

A noite foi longa, continuando noite dentro pela discoteca Ice Club.

Sei que me repito constantemente mas, talvez tenha tido sorte… mas para mim, e dada vez mais, os festivais de tunas não são competições, são um local comum de encontro e reencontro de amigos. O espírito que se sentia era fantástico, cheio de alegria, tradição e espírito académico aliado ao mais nobre espírito tunante.

Muito obrigado à Infantuna pelo fantástico acolhimento.
Muitos parabéns por mais um fantástico FITUV e até para o ano…

Fotografias gentilmente cedidas por Joana Rangel

Sem comentários: