terça-feira, 1 de março de 2011

XIV Serenatas Femininas, o rescaldo...

E assim se viveu mais uma noite fantástica, uma verdadeira noite de música e tradição onde a TFISEL -Tuna Feminina do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa saiu novamente como a grande vencedora da noite.

O festival teve início no dia 26 de Fevereiro com uma Noite de Serenatas, no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, estando a apresentação a cargo do Jograis da OUP.

A Magna Tuna Cartola, como tuna extra concurso, iniciou este espectáculo com uma divertida e irreverente actuação. Abriram com “Aveiro é”, seguido do seu já conhecido “Macho Português” e da sua serenata. Continuaram com “Touro” terminado a sua actuação com “ Triste história”.


A primeira tuna a concurso foi a Tuna Feminina do ISCAP. Após uma pequena introdução com um esquema de pandeiretas interpretou “Dá-me Lume” e "A moda das tranças pretas".

Seguiu-se a Tuna Feminina de Direito de Alicante. Numa interpretação divertida e animada, interpretaram “Amalia nostra” e “Isla de la Primavera”.

A terceira tuna a concurso foi a Tuna Feminina do IST de Lisboa, interpretando “Lágrima de Preta” e “Vocês Sabem Lá”.

Após um curto intervalo subiu a palco a Tuna Feminina de Direito USMP (Peru). Com apenas cinco bravas participantes, brindaram-nos com “María La Portuguesa” e “La Mariquina”.

Seguiu-se a actuação da Tuna Feminina do ISEL, interpretando os temas “Só gosto de Ti” e “Estudante Trajado”.

Para terminar esta Noite de Serenatas, subiu a palco a tuna da casa, Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Iniciaram a sua actuação com “Ria Sentida” seguido de “Cá sei”. Após a subida a palco dos antigos elementos, interpretaram “Cuidei que tinha morrido” e “Hoy”.

A festa continuou noite dentro no BE – Bar do Estudante da Universidade de Aveiro.
Depois de um acordar difícil... o almoço foi no Centro Comercial Glicínias seguido de Aveiro, o Pasacalles deu-se, antevendo uma grande noite de festival…

A XVI Noite de Serenatas Femininas realizou-se no Centro de Congressos de Aveiro, com a sala praticamente lotada.

A Tuna Universitária de Aveiro, mais uma tuna da casa, abriu o espectáculo. Com cerca de 28 elementos, iniciaram a sua actuação com o seu já conhecido original “Barco de Aveiro” seguido do seu instrumental “Alavarium”. Prosseguiram com o seu “Mix Zeca Afonso” seguido de “Malagueña”, onde se destacou a prestação do seu solista. Terminarmam a sua actuação com “Amor à Beira Mar”.


A primeira tuna a concurso foi a Tuna Feminina do IST de Lisboa. Com cerca de 26 elementos, iniciaram a sua actuação com um arranjo de “Cinderela” de Carlos Paião seguido de “Saudade” onde se destacaram as suas pandeiretas. Seguiu-se com “Perdidamente”, música de solista, e com o seu instrumental, um medley de temas de Ennio Morricone, e para terminar a sua actuação interpretaram “Júlia Florista”.


Seguiu-se a Tuna Feminina de Direito de Alicante. Com 9 elementos iniciaram a sua animada e divertida actuação com “Es por ti” seguido de “La Compostela”. Prosseguiu com “La Noche se acaba”, “Besame Morenito” terminando a sua actuação “Vagabundo de Santa Cruz”.


A terceira tuna a concurso veio do Porto, Tuna Feminina do ISCAP. Com cerca de 20 elementos iniciaram a sua actuação com o conhecido tema brasileiro "Tiro ao Álvaro" seguido do seu tema de solista “O que foi que aconteceu” e do seu instrumental, onde se destacou a prestação da sua porta-estandarte. Seguiu com “Dá-me Lume”, “Silêncio e tanta gente” terminando a sua actuação com “Cá vai a tuna”, onde se destacou a prestação das suas pandeiretas.

Depois de um curto intervalo, subiu a palco a Tuna Feminina de Direito USMP (Peru). Com apenas 5 elementos, iniciaram a sua actuação com um instrumental seguido de uma sentida e terna interpretação de “Oh gente da minha terra”. Prosseguiu com uma serenata tradicional latino-americana “La hiedra” terminando a sua actuação com uma música tradicional peruana “La marinera”.


Seguiu-se a Tuna Feminina do Isel. Com cerca de 22 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com um arranjo à capela de “Ele e ela” seguido da sua “Ode à tuna”. Prosseguiu com o seu tema de solista “Só goste de ti”, onde se destacou a prestação da sua solista, seguido do seu novo instrumental “Tradições”. Prosseguiu com “Rapazote” terminando com “Lisboa e o Tejo” onde se destacou a prestação das suas porta-estandarte e das suas pandeiretas.

Por fim subiu a palco a tuna organizadora, Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Com cerca de 25 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com “Garça Perdida” seguido “Todas as ruas do amor”, terminado a sua actuação com “La ventanita”.


Após um sorteio de rifas, organizado pela TFAAUAv, seguiram-se os resultados…

Pasacalles - Tuna Feminina de Derecho de Alicante
Serenata - Tuna Feminina do ISEL

Solista - Tuna Feminina do ISEL
Instrumental - Tuna Feminina do IST
Pandeireta - Tuna Feminina do ISCAP
Estandarte - Tuna Feminina do ISCAP

Tuna + Tuna - Tuna Feminina de Direito USMP (Peru)
Melhor Tuna - Tuna Feminina do ISEL


Resta-me agradecer à TFAAUAv, em particular à Karina Lopes, acolhimento e disponibilidade. Muitos parabéns por mais este evento realizado e boa sorte para o próximo Noite de Serenatas Femininas.

2 comentários:

Sónia Pinho disse...

Boa tarde

Gostei muito do post :)

Sou membro da TFAAUAv, chamo-me Sónia Pinho. Tem fotos do festival que nos possa ceder?

Obrigada

Carolina Mendonça disse...

Olá Sónia, antes de mais parabéns pelo festival.

Tenho algumas fotos mas não têm grande qualidade. Se ainda assim estiverem interessadas, manda um mail que eu envio.

Bjk e obrigada pela visita.