sábado, 24 de novembro de 2007

XIV Canto da Sereia, o resultados

A Lusitana - Tuna Feminina da Universidade Lusíada de Lisboa - foi a grande vencedora desta XIV Canto da Sereia organizado pelas Mondeguinas - Tuna Feminina da Universidade de Coimbra.
Para a histórias ficam, para além das músicas, das vozes roucas, copos e eventuais ressacas, do convívio entre amigos, os resultados:


Menção Honrosa: Tuna Feminina de Biomédicas do Porto


Tuna Mais Tuna: Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra


Melhor interpretação vocal: Atituna
Melhor Apresentação: Atituna
Melhor Pasacalles: Atituna


Melhor interpretação instrumental: Lusitana
Melhor Original: Lusitana
Melhor Tuna: Lusitana

Parabéns às Mondeguinas pela organização de mais um Canto da Sereia.

Até pro ano!!!

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

XIV Canto da Sereia...

Anda parece que lembro do ano passado de umas meninas de azul "perdidas" por Coimbra... Pois é, chegou mais um Canto da Sereia organizado pelas Mondeguinas.
A concurso estão:
- Tuna Feminina de Biomédicas, ICBAS Porto
- Atituna, Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciências da Esducação da Universidade do Porto
- Lusitana, Tuna Feminina da Universidade Lusíada de Lisboa
- Tukatina, Tuna Feminina da Universidade Internacional da Figueira da Foz
- Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra
Extra Concurso:
- Imperial Tertulia In Vino Veritas
- Jogralhos, Grupo de Jograis Universitários do Minho
A não perder nos próximos dias 23 e 24 de Novembro, no auditório do IPJ de Coimbra (junto à Casa Municipal da Cultura) o XIV Festival Internacional de Tunas Femininas "Canto da Sereia"!!!
No dia 23 existirão várias actividades de recepção às tunas participantes, nomeadamente jantar e confraternização e também um Passa Calles pelas ruas da cidade.
No dia 24 apareçam para assistir ao espectáculo que terá início às 15 horas, com a actuação das tunas a concurso e grupos convidados.
Até Sábado...

V Moura Encantada, o rescaldo...

Poderia escrever aqui uma pequena reportagem mas a nossa Panamá (estrangeira assídua do festival) já o fez, e muito bem, em colaboração com a Carapinha (mais uma estrangeira que visitou os algarves). Pedindo licença, limito-me a fazer um copy past e a por algumas fotos, da reportagem do que foi sem alguma das dúvidas, desculpem-me os demais, o melhor dos festivais...


a chegada dos "estrangeiros"...

"Chega Novembro, chega o Moura Encantada, desta feita na sua 5ª edição e organizado pela simpática Feminis Ferventis – Tuna Feminina Académica da Universidade do Algarve. Como Tunas a concurso estiveram a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, a Tuna Sadina, a TFISEL – Tuna Feminina do ISEL e a TFFLUP – Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A festa começou ainda na Sexta-feira com a chegada das Tunas ao BA, e muita animação e folia, além de uma procura desenfreada de Cullotes.
Sábado, as actividades começaram com o repasto na cantina do Campus da Penha, de onde partiram as Tunas para animar duas das paragens habituais dos alunos desta Universidade. Assim, entre músicas, gargalhadas e algumas fotografias do público que se ia deliciando com a diversão contagiante das Tunas Femininas presentes, foi-se criando um ambiente inconfundível.Seguindo o programa de actividades, as Tunas foram encaminhadas pelos guias, sempre incansáveis e prestáveis, para O Seu Café.

Aqui e já com as Tunas todas reunidas no mesmo espaço, foi tempo de ocupar as cadeiras existentes na sala e contagiar todos os presentes com as músicas que as Tunas iam cantando alternadamente. Entre ritmos e guitarradas chegou a hora do lanche e do Karaoke, do qual saíram vencedoras as meninas da TFISEL.
Depois de uma tarde plena de boa disposição, chegou o momento de aconchegar os estômagos mais esfomeados antes de aquecer as vozes para a noite que se avizinhava.
De auditório bem composto e muitas Tunas presentes, deu-se início ao espectáculo.

Brindando o público com algumas memórias das anteriores edições, chegaram as apresentações e com elas a Versus Tuna, que com o seu Basílio em palco, cantaram e animaram os espectadores antes de subirem a palco as Tunas a concurso.

A primeira Tuna a concurso, a TFMUC, com as suas duas apresentadoras Madeirenses, foi divertindo o público com a sua pronúncia bem característica. Uma Tuna que se apresentou com um repertório quase exclusivamente composto por originais, teve uma boa prestação no que concerne aos seus estandartes e jogos vocais.


Seguiu-se a TFFLUP, que com os seus 10 elementos em palco, presenteou o público com uma actuação segura, animada e em que a sua solista conseguiu grandes aplausos dos presentes. Com alegria e convicção subiram a palco e deram uma das melhores actuações da noite.
Vinda de Lisboa, a TFISEL abriu a sua actuação com uma bonita versão da música “Ele e Ela”. De destacar ainda na sua actuação a estreia da solista e a boa execução do tema instrumental “Desfolhada”. Uma actuação bastante equilibrada.


A última Tuna a concurso, a Tuna Sadina, com os seus espectáculos de fitas, pandeiretas e estandartes fizeram o público vibrar. Com uma apresentadora, que mais parecia ter “pilhas Duracell”, a actuação foi decorrendo de um modo divertido.


Em seguida um momento de descontracção para se ver e aprender um pouco das artes da Dança do ventre, com muita dança e cor.

Finalizando o espectáculo, a Feminis Ferventis, Tuna anfitriã, apresentou-se em palco com um grande número de elementos novos que orgulhosamente mostraram os seus cullotes e as suas fitas brancas ou azuis. Uma actuação em grande, que coroou todo o esforço e empenho desta magnífica Tuna que o Algarve acolhe.

Em seguida o júri deliberou o seguinte:
Melhor Pandeireta: Tuna Sadina

Melhor Estandarte: Tuna Feminina de Medicina de Coimbra

Melhor Instrumental: Tuna Feminina da Faculdade de Letras do Porto

Melhor Solista: Tuna Feminina da Faculdade de Letras do Porto

Melhor Original: Tuna Feminina do ISEL

Tuna mais Tuna: Tuna Feminina de Medicina de Coimbra

Melhor Tuna: Tuna Feminina da Faculdade de Letras do Porto.

Depois da respectiva festa até de manhã, seguiu-se umas horas de sono e o almoço de despedida, onde todos as Tunas já falavam com saudade e a pensar já no VI Moura Encantada.

Um grande Festival, mais um grande Moura Encantada, como só elas o sabem fazer. A cada ano que passa se torna mais um lugar de paragem e reencontro de amigos que se fazem pelos anos e festivais fora.
Um grande bem-haja à Feminis Ferventis e até para o ano!"
In PortugalTunas (19.11.2007)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

V Moura Encantada...


De todos os festivais, há um que nos diz mais... Uma vez féfe, féfe para sempre... Assim passaram 5 anos...

Com muito trabalho e dedicação, e com toda a a azáfama habitual, a Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve - orgulha-se de apresentar, pelo 5º ano consecutivo o Festival de Tunas Femininas - o V Moura Encantada.

Para quem nunca teve oportunidade de assistir dizemos apenas que tente aparecer, com a garantia de que terá um serão muito divertido. Aos que já conhecem temos a certeza que não vão querer faltar porque sabem o que perdem. =)
A concurso:

TFMUC - Tuna Feminina de Medicina da Univ. de Coimbra (vencedora do I Moura Encantada)

TFISEL - Tuna Feminina do Instituto Sup. Eng. de Lisboa (vencedora do III Moura Encantada)

Tuna Sadina - Tuna Feminina da Esc. Sup. Educação de Setúbal (vencedora do IV Moura Encantada)

TFFLUP - Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto


Extra concurso actuará a Versus Tuna - Tuna Masculina da UAlg, e a tuna da casa - Feminis Ferventis...

Por tudo isto, e muito mais, aponte na sua agendas e não falte dia 17 Novembro - a partir das 21h30 - no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Gambelas.


Reserve o seu bilhete:
3Mouras para estudantes e reservas até às 14h do dia 17.
4Mouras para não estudantes.


Para informações e reservas contacte: