segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

II Por Terras do Sado...


Foi no passado sábado, dia 6 de Dezembro, que teve lugar o II Por Terras do Sado e a verdade é que sabe sempre bem regressar a terras Sadinas e verificar que o clima de animação e diversão não se deixa abalar pela chuva que fez questão de marcar presença.

O festival teve início com uma brevíssima actuação da tuna anfitriã, a T.A.S.C.A. – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada. E a apresentação esteve a cargo do setubalense Jorge Nice que arrancou gargalhadas à audiência utilizando para isso uma mistura de humor e música contagiante.

O desfile das tunas a concurso iniciou com a prestação da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, onde se pôde destacar o animado instrumental “Às vezes” com uma coreografia a condizer, a serenata característica de Coimbra, dedicada aos finalistas da tuna “Balada de Despedida 2007” e a finalização com “Praxis Tuna”. Uma actuação em “tom crescente” de animação.

De seguida, esteve em palco a Tusófona – Real Tuna Lusófona, depois dos primeiros instantes há procura do Cunha (sem sucesso) lá me deliciei com “Mea Culpa”, a serenata já conhecida “Ás dez” e o seu hino “A Tusa”. De realçar a constante animação e brincadeiras entre pandeiretas.

Houve um breve intervalo e regressou-se para ouvir o Grupo Musical Cetóbriga um grupo que canta e toca melodias originais sadinas apelando às necessidades da sua cidade e utilizando expressões características da sua região.

A TinTuna – Tuna Académica da Egas Moniz foi a primeira tuna a actuar depois do intervalo. Iniciou com a “Balada das Sete Saias” seguida da “Barca dos Amantes” e destacou-se pela serenata e música de solista “Guitarra toca Baixinho”. Uma actuação digna de se presenciar, muito homogénea.

O desfile das tunas a concurso terminou com a EAISEL – Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Iniciaram com um novo arranjo do fado “Gaivota” celebrizado na voz de Amália Rodrigues, brindaram a assistência com o seu instrumental – uma rapsódia que permitiu aos porta-estandartes brilharem e, já a sair de palco, despediram-se com o “Hino da EAISEL”.

Ainda houve tempo para mais uma breve actuação da T.A.S.C.A. enquanto o júri deliberava. Estiveram em constante animação e agradaram os presentes com a brevidade com que foi feita a entrega de prémios pois isso era, realmente, o que menos interessava…

O júri decidiu:

Melhor pandeireta – Tusófona
Melhor porta-estandarte – EAISEL
Melhor serenata – Tintuna
Melhor instrumental – EAISEL
Tuna mais tuna – Medicina de Coimbra
Melhor tuna – EAISEL

1 comentário:

Carolina Mendonça disse...

Sim senhora...

Tá a ver que não custa nada?
:)


Beijoka