Música: "Debaixo dos Caracóis" por Tuna Universitária de Aveiro
quarta-feira, 28 de abril de 2010
XX FITUA, as imagens que ficam...
segunda-feira, 26 de abril de 2010
XX FITUA, o rescaldo...
Foi nos dias 23 e 24 de Abril que decorreu a XX edição do FITUA – Festival Internacional de Tunas da Universidade de Aveiro, desta feita, regressando à sua casa de origem, o mítico Teatro Aveirense.
A TUP – Tuna Universitária do Porto, foi a grande vencedora deste fim-de-semana em Aveiro!
Em 3 dias de Festival não faltam os Ovos Moles com Favaíos, o cheiro a maresia, o pôr-do-sol na ria de Aveiro e claro, a mítica praça do peixe...





A festa continuou noite dentro pela mítica “Praça do Peixe”...
O segundo dia...
O acordar fez-se difícil... A almoço fez-se também na "Praça do Peixe", com a tradicional "Porcada" e este ano também com Sardinha Assada. A tarde foi soalheira, cheia de música e de grande espírito académico, antevendo um grande 2.º dia de festival...
O início do festival, da noite de 24 de Abril, fez-se com o Grupo de Fados da TUA.




Seguiu-se a concurso a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico. Com cerca de 37 elementos iniciaram a sua actuação com uma canção napolitana "Core N'grato" seguida do seu original "Vontade de Ser" onde se destacaram a prestação das suas pandeiretas. Prosseguiu o seu instrumental “Sta. Morena” seguido de um medley, que em jeito de homenagem foi baptizado de "Reviver" com os temas "Amélia dos olhos Doces", "Foi Deus", "Lágrima" e "Povo que Lavas no Rio" onde se destacou a prestação dos seus solistas. Finalizou a sua actuação com a sua "Marcha do Centenário".
A terminar em grande este festival, subiu novamente a palco a tuna da casa, Tuna Universitária de Aveiro. Cheios de animação e um grande espírito académico iniciaram a sua actuação com o seu "Mix de Zeca Afonso" seguida do seu instrumental “Alavarium” seguido de “La Malageña” onde se destacou a brilhante interpretação do seu solista. Depois da entrega dos prémios e com uma multidão de pessoas em palco, terminaram a sua actuação com “Amor à Beira Mar”.
A apresentação do festival este a cargo do Jogralhos - Grupo de Jograis da Universitários do Minho. A animação foi constante, bem como a sátira social, do Sócrates, ao Magalhães ninguém escapou.
No fim ficam os resultados:
Melhor Bandeira: Tuna Académica de Lisboa
Melhor Pandeireta: Antunia
Melhor Solista: TUIST
Melhor Instrumental: Tuna Universitária do Porto
3ª Melhor Tuna: Antunia
2ª Melhor Tuna: TUIST
Tuna Mais Tuna: Tuna Universitária do Minho
Grande Prémio XX FITUA: Tuna Universitária do Porto
A noite foi longa, continuando noite dentro pela Praça do Peixe. Cada vez mais tenho a certeza que os festivais de tunas não são competições, são um local comum de encontro e reencontro de amigos. O espírito que se sentia era fantástico, cheio de alegria, tradição e espírito académico aliado ao mais nobre espírito tunante.
Obrigado à TUA, nomeadamente ao Panzer, pelo convite e pelo fantástico acolhimento!
Muitos parabéns, e claro, até para o ano!
Por:
Carolina & Gabi
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Feliz Aniversário...
Para a nossa GABI aqui vai uma beijoka grande e votos de um Feliz Aniversário...
E como até sei que ela gosta, para ela aqui fica, "Amélia dos Olhos Doces", pela TUIST.
IV GRISTOLÂNDIA...
Local: Auditório Magno do ISEP, Porto
Data: 23 de Abril
Grupo Anfitrião: Gristo
Com início previsto para as 21h, no Auditório Magno do ISEP, neste encontro vamos contar com a participação e actuações de:
Cantuna -Tuna Feminina da ESE
Dentuna - Tuna de Medicina Dentária
eCOROmia - Coro da Faculdade de Economia
Tuna ESEP - Tuna Masculina da ESE
Grupo da casa:
Gristo Académico
Seguindo-se com festa a celebrar o 8º Aniversário do Gristo (com bebidas a preços académicos)!
O preço dos bilhetes varia entre 2€ para estudantes e 2€50 para não estudante. Os bilhetes encontram-se à venda com os elementos do Gristo e também na entrada do espectáculo, na sexta-feira.
terça-feira, 20 de abril de 2010
III Letras Sentidas, o rescaldo...

A tarde começou com um Porto de Honra na Faculdade de Letras onde apesar da chuva, o ambiente de festa que se sentia em breve nos fez esquecer o tempo. Depois do jantar na cantina, as tunas seguiram para o local do espectáculo, o Estúdio 400, na Foz do Porto.





Para terminar esta grande espectáculo, subiu a palco a tuna da casa, a Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Iniciou o seu espectáculo com os seus originais “O Rio, a Ribeira, a Margem” seguido de “Serenata ao Douro”. Prosseguiu com o seu instrumental “Holiday in Rio” e o seu hino “Serenatas a Ninguém”.
No fim o júri decidiu...
Melhor Solista: Tuna Feminina ISCAP
Melhor Instrumental: Tuna Feminina Economia
Melhor Estandarte: Tuna Feminina Enfermagem
Melhor Pandeireta: Tuna Feminina Medicina
Melhor Claque: Tuna Feminina Enfermagem
Melhor Apresentação:Tuna Feminina Economia
Tuna Mais Tuna: Tuna Feminina Medicina
Melhor Tuna: Tuna Feminina Economia
A noite era de festa... as tunas rumaram após o festival, ao bar Quando Quando, prolongando-se a festa madrugada dentro!!! Muito Obrigada à Tuna Feminina de Letras pelo convite, pela recepção, pela atenção constante e por todo o carinho com que sempre nos recebem.
Muitos Parabéns por mais um Magnífico Festival.
terça-feira, 13 de abril de 2010
III Letras Sentidas...
Local: Estúdio 400 na Foz, Porto
Data: 17 de Abril
Tuna Anfitriã: Tuna Feminina da Faculdade de Letras da UP
XVI Festival de Tunas Feminas do ISEP...
Local: Teatro Sá da Bandeira, Porto
Data: 15 e 16 de Abril
Tuna Anfitriã: Tuna Feminina do ISEP
Programa:DIA 15 DE ABRIL
18h- Recepção as Tunas
19h- Porto de Honra (ISEP) e posterior reunião de Magisters
20:30h – Jantar na cantina do ISEP
22:00h – Festa na Sala de Convívio da aeISEP (ISEP),
onde decorrerá um concurso de Karaoke!
00:00h- A Festa continua!
DIA 16 DE ABRIL
19:00h – Jantar na Cantina do ISEP
20:00h – Transporte do ISEP para o Teatro Sá da Bandeira
21:15h – Início do Festival
01:00h – Início da Festa no Teatro Sá da Bandeira
02:00h – 1º Transporte do Teatro Sá da Bandeira para o ISEP
04:30h – 2º Transporte do Teatro Sá da Bandeira para o ISEP
TUNAS A CONCURSO:
- Tuna Feminina de Medicina do Porto
- Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto
- Tuna Feminina da Faculdade de Ecónomia da Universidade do Porto
- Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto - "ATITUNA"
TUNAS EXTRA CONCURSO:
- Tuna Feminina do ISEP
- Tuna Académica do ISEP
GRUPOS CONVIDADOS:
- Grupo de Serenatas do ISEP – “INVICTUS TROVADORUM”
- Grupo de Fados do ISEP
Etiquetas:
FESTIVAL TUNAS FEMININAS ISEP
segunda-feira, 12 de abril de 2010
VIIII FESTUBI, o rescaldo...
A pedido dos amigos da DESERTUNA aqui fica o registo...
"Nos dias 9 e 10 de Março decorreu na bela Covilhã, cidade-neve, o Festubi , organizado pela Desertuna - Tuna Masculina da Universidade da Beira Interior.
Na sexta-feira decorreram as serenatas no Teatro Cine e uma noite bastante divertida no Buffalo’s Bar.
No sábado, após um almoço regado de cansaço, iniciou-se o pasacalles pelas ruas da Covilhã.
O espectáculo começou por volta das 21.30 no Teatro Cine da Covilhã, com uma excelente qualidade de som e um público bastante caloroso.
A apresentação esteve a cargo de um desertuno honorário - Pedro Neves (á semelhança dos anos anteriores), em jeito de “stand up comedy”. Trouxe-nos a Rosette (segundo a própria, a 1ª mulher na vida de grande parte dos desertunos), e ainda um “merdley” de música tradicional portuguesa, em inglês, da qual se destaca a famosa versão do “Saudad” cantado pela Cesária Évora e Bonga, dedicado ao José Castelo Branco (“I miss… I miss… I misss tê rátinha e nã tê piss…”).
O espectáculo começou com a actuação dos padrinhos das Desertuna – A Copituna D’Oppidana – Tuna Académica da Guarda, que começando e acabando com “A morte saiu à rua”, nos brindaram com temas como “Play-back”, “Saudade”, “Barco vai de saída” e a famosa “Menina Caloira” que contou com um coro fantástico por parte do público.
Subiu a palco a primeira tuna a concurso – Infantuna Cidade de Viseu com os seus excelentes arranjos vocais dos vários temas ouvidos (na sua maioria originais). Entre eles, o “Navegamos a cantar”, as “Águas do Dão”, “Lua e ciúme”, “Balada para um louco” de Astor Piazzola, a bela “Viseu Menina” e o ex-líbris “Indo eu a caminho de Viseu”.
A TAFEP – Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto trouxe-nos o espectáculo seguinte, com temas como “Desconfiado” “O pastor” do Madredeus, “Hino de Economia” e um medley de temas populares como “Boa Nova”e o “Fado do Estudante”. Actuação com bastante alegria e um belo show de pandeiretas.
Seguiu-se a Transmontuna- Tuna Universitária de Trás-os-montes e Alto Douro, com o seu “azuuuuuul e amarelo”. Abriu com o instrumental original bastante animado “Festa Ibérica”, seguindo com temas como a “Chuva”, de Mariza, e a estreia do original “Entre Montes”. O público ficou maravilhado com a magnífica voz do Gaiato em “Muñequita linda”, deveras arrepiante!
A última tuna a concurso foi a Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, numa actuação dedicada a grandes nomes da música portuguesa, com muita boa prestação de pandeiretas e estandartes. Apresentaram os “Cantares do Maio”, a “Sete mulheres do Minho”, “Maio, maduro Maio” e um fantástico instrumental muito bem executado, que inclui temas de Zeca Afonso e Júlio Pereira, intitulado “Duetos”.
Os anfitriões subiram a palco com grande aplauso por parte do público. Por entre as suas fileiras contaram com a presença de muitos antigos tunos e com a sua alegria característica. Iniciaram o espectáculo de originais, com um excelente show de pandeiretas e os famosos temas “Tuninho” e “Covilhã”. Apresentaram ainda a sua “odisseia”, uma peça dedicada aos descobrimentos, desdobrada em 4 músicas extremamente poderosas - “Praia Lusitana”, “A nau e o sonho”, “Adamastor” e “Chegada à Índia”.
Após os devidos agradecimentos, foi feita a entrega de prémios:
Melhor Tuna: TAFEP
Tuna mais Tuna: TAFEP
Melhor Pasacalles: Transmontuna
Melhor solista: Transmontuna
Melhor Instrumental: Hinoportuna
Melhor Estandarte: Hinoportuna
Melhor Pandeireta: TAFEP
Melhor Serenata: TAFEP
Tuno mais “Tuninho”: Santo (da Transmontuna).
E porque este foi o último dia da Semana Académica da Covilhã, a festa terminou precisamente no recinto desta, ao som do didgeridoo e da percussão.
No domingo após um curta noite de sono, os tunos juntaram-se no almoço que decorreu na associação CCD Leões da Floresta , com muita música e boa disposição à mistura.
Parabéns Desertuna pela fantástica organização do Festival, onde não faltou nada. Foram 3 dias muito divertidos. Que venham mais festivais de tunas com a qualidade do Festubi, em todos os sentidos!
Para o ano lá estaremos novamente!"
Por Catarina Santos
quarta-feira, 7 de abril de 2010
XX FITUA...
Local: Teatro Aveirense, Aveiro
Data: 23 e 24 de Abril
Tuna Anfitriã: Tuna Unversitária de Aveiro
Este ano a TUA apresenta a vigésima edição do seu Festival - FITUA. Uma data marcante será celebrada de 19 a 25 de Abril com diversas actividades, desde a sua apresentação oficial, até ao culminar de dois dias de espectaculo, voltando à sua casa o Teatro Aveirense.
A organização do FITUA, já considerado actividade cultural do ano, ganhou o seu espaço no calendário nacional de eventos culturais devido, não só, à qualidade dos seus intervenientes, como também à organização do próprio evento, principalmente no que concerne à recepção dos seus convidados e participantes.
Acarinhado pelos habitantes da cidade e pela academia, o FITUA é reconhecidamente um dos ex-libris culturais de Aveiro, tanto pela música e pelo espectáculo, como pela animação, cor e alegria que se fazem sentir nas ruas de Aveiro com a presença das tunas portuguesas, espanholas e sul-americanas.
Desde sempre que a Tuna Universitária de Aveiro se tem pautado pela arte de bem receber os tunos, júri e convidados, proporcionando-lhes a oportunidade, não só, de participarem num grande festival de tunas, como também a de desfrutarem de dois dias de festa e das lindas vistas da nossa cidade. Talvez a isso se deve um pouco do sucesso deste festival, pois todos os anos nos deparamos com uma autêntica romaria de tunos e espectadores em direcção a Aveiro por alturas do FITUA, facto que levoua Região de Turismo Rota da Luz a considerar este festival como “Evento de Interesse Turístico Regional” na sua XI edição. No passado ano de 2009 foi integrado nas comemorações oficiais dos 250 Anos da Elevação de Aveiro a Cidade.
A Tuna Universitária de Aveiro tem a seu cargo a organização deste festival, e é com muito orgulho que pode dizer que este se encontra entre um dos melhores do seu género. Em média 10 tunas deslocam-se até à nossa cidade, para encher uma sala com 800 pessoas durante 2 dias seguidos. São 8 horas de espectáculo, com 300 tunos, de 9 academias.
Aveiro vai ficar em FESTA!!!!
Tunas a Concurso:
Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho
anTUNiA - Tuna de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
TUM - Tuna Universitária do Minho
TUP - Tuna Universitária do Porto
TAL - Tuna Académica de Lisboa
T.U.I.S.T. - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
Copituna d'Oppidana - Tuna Académica da Guarda
Tuna de Derecho de Santiago de Compostela
Extra Concurso:
TFAAUAv – Tuna Feminina da Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro
GFTUA – Grupo de Fados da Tuna Universitária de Aveiro
TUA – Tuna Universitária de Aveiro
Apresentação:
Jogralhos - Grupo de Jograis Universitários do Minho
Mais informações:
Subscrever:
Mensagens (Atom)