sexta-feira, 7 de março de 2008

Toada Coimbrã & TDUP...


Foi através do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia e em parceria com a Tuna do Distrito Universitário do Porto, que se levou a cabo a organização de um evento cultural Académico singular, no dia 29 de Fevereiro, no Fórum da Maia.

Este evento consistiu num espectáculo, em que o reputado Grupo de Fados "Toada Coimbrã" apresentou o seu mais recente trabalho discográfico na Área Metropolitana do Porto, tendo como anfitriães na Região a TDUP e o Município da Maia.

O Grupo de Fados “Toada Coimbrã” é composto por antigos estudantes de Coimbra que na década de 80 frequentaram aquela insigne e velha Universidade. Hoje, duas décadas decorridas após a sua criação e não obstante alguns dos seus elementos exercerem actividade profissional fora de Coimbra (Aveiro, Viseu e Castelo Branco), a divulgação da Canção de Coimbra continua a ser o motivo de encontro destes antigos estudantes e a forte responsável pela amizade que os une. Esta é, aliás, a grande diferença do grupo Toada Coimbrã, a sua longevidade enquanto grupo e sempre com a mesma formação, constituída por:

António José Vicente – guitarra portuguesa, Jurista
João Paulo Sousa – guitarra portuguesa, Advogado
João Carlos Oliveira – viola, administrador Hospitalar
Jorge Mira Marques – viola, Psicólogo
Rui Pedro Lucas – cantor, Técnico da área Físico-Quimica
Alcides de Sá Esteves – cantor, Advogado.

A Tuna do Distrito Universitário do Porto é um projecto datado de meados de 2000, embora tome a data de 3 de Junho de 2005 como sendo a da sua efectiva fundação. Surgiu da congregação de vontades de vários Tunos, de distintas Tunas da Academia do Porto, de forma espontânea, livre e consciente, denotando os mesmos componentes a existência de um amplo espaço vazio que urgia ocupar. A Academia do Porto nunca teve e nos últimos 30 anos, uma Tuna que pudesse, até num plano legal, ter pessoas de várias proveniências, sejam instituições de cariz público ou privado, institutos ou universidades, etc, quebrando tabús actualmente sem qualquer sentido. Assim, nasce a TDUP pela mão de um grupo de Cavalheiros Tunos de todo o Distrito do Porto.

Foi sem dúvida um espectáculo único onde a vertente solidária se fez também sentir, sendo que a entrada para este espectáculo foi assegurada pela entrega de uma peça de roupa, acção a reverter a favor de uma instituição de Solidariedade Social da Maia.

Foi ainda, para mim, um regresso neste ano de 2008 a estes fim de semanas de "Túnicas", revendo e fazendo novos amigos. As caras conhecidas foram algumas, as fénixs flamejantes, as meninas de enfermagens de S. João e algumas caras conhecidas do ISEP. Porque no fim as Tunas, Festivais, Encontros e Arraias são para mim - "um reencontro e encontro de amigos..."

1 comentário:

Panamá disse...

Tu e as meninas de "Enfermagem S. João"... um dia destes dá barraca!!!! Não querendo ser chata, faxa fabore de mudar para Enfermagem Porto, que ainda nos batem na cabeça, lol. Jokas suas malucas.