segunda-feira, 23 de março de 2009

OPPIDANA 2009...

Local: Teatro Municipal da Guarda
Data: 27 e 28 de Março
Organização: Copituna d’Oppidana - Tuna Académica da Guarda

Acontece já no próximo dia 28 de Março o VIII Festival de Tunas Cidade da Guarda – OPPIDANA 2009.

Mais uma vez, algumas das melhores Tunas nacionais vão trazer à cidade da Guarda alegria e espectáculo, naquele que é o fim-de-semana do ano onde se cria uma interacção especial entre a academia e a comunidade guardense.

Estarão presentes a concurso no espectáculo principal a realizar no Grande Auditório do TMG, no dia 28 de Março (sábado) pelas 21.30 horas:

- Tuna Universitária do Minho
- Tuna Académica de Lisboa
- Tuna Templária de Tomar
- Tunadão 1998 (Viseu)


Extra concurso subirá a palco a Copituna d’Oppidana - Tuna Académica da Guarda.

Mas não só do espectáculo a realizar no TMG será feito este evento – haverá uma interacção especial das tunas com a comunidade, durante a noite de sexta-feira (dia 27) pelos bares do centro da cidade e no sábado à tarde (dia 28) com uma serenata na escadaria da Sé da Guarda pelas 16 horas.

A seguir ao espectáculo principal no TMG haverá ainda uma festa convívio, aberta a todo o público no pavilhão do Parque da Cidade.

De referir ainda que os ingressos para o espectáculo principal já estão à venda na bilheteira do TMG e custam 6 euros (todo o público).

1 comentário:

Anónimo disse...

O vandalismo tem crescido na cidade perante a nossa indiferença. Desta vez os vândalos atacaram o Café Concerto do TMG, arremessando um ferro contra o revestimento de vidro. O resultado: duas grandes placas de vidro partidas. Um prejuízo muito grande!
A cena aconteceu precisamente quando o público do Festival das Tunas estava a sair do Auditório. O vandalismo aconteceu,pois, associado a uma iniciativa académica o que pode dar origem a uma conclusão um bocado "perigosa": as práticas académicas estão quase sempre ligadas a uma violência demencial. No entanto, temos que ter cuidado com este tipo de conclusões primárias. Pode não ter sido nenhum estudante a vandalizar o Teatro. Mas aquela coincidência (festival de tunas/ vandalismo) traz para a ordem do dia a pergunta: Um festival de tunas pode realizar-se num Teatro? Outros Teatros impedem que iniciativas deste tipo se realizem nos seus palcos, exactamente, por causa de um rasto de vandalismo e violência. Aqui na Guarda... nunca houve problemas e a organização tinha conseguido um comportamento decente por parte dos tunos, dando um exemplo a nível nacional. Até ontem. Lamento-o, pois a organização acabará por ser responsabilizada pela coincidência de que falei. Mas o autor pode ter sido outra pessoa qualquer, até para prejudicar a organização do evento.
Pessoalmente não entendo a violência. A estupidez do vandalismo. O que se faz para dissuadir os comportamentos dos vândalos?
A Guarda não está a conseguir evitar que diariamente os vândalos destruam o que é de todos. O que se passa, afinal?
(foto: A.Oliveira, do blog O sol da Guarda)

in:
http://cafe-mondego.blogspot.com/2009/03/os-vandalos.html

Fabulosas as associações deste sr.