terça-feira, 1 de dezembro de 2009

VII Noites em Tuna, o rescaldo...


Foi com muito gosto que, a convite da Tuna Feminina de Enfermagem do Porto, estive presente em mais um fantástico Noites em Tuna, desta feita pela sua sétima edição, onde a grande vencedora foi a Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa – Porto.

Após alguns imprevistos, e por motivos de Luto Académico, a data inicial do festival foi adiada. No entanto, a Academia do Porto deslocou-se em peso ao Cinema Batalha, fazendo com que este evento se torna-se num grande espectáculo, recheado de um enorme espírito académico.

A primeira tuna a actuar foi a Tuna da Universidade Católica Portuguesa – Porto, os padrinhos da tuna organizadora. Iniciou a sua actuação inspirados nos temas do Festival da Canção, interpretando “Oração”, de António Calvário e “Desfolhada”, de Simone de Oliveira. Seguiram com “Maria Lisboa”, onde se destacaram as suas pandeiretas, terminando com ritmos colombianos, de Carlos Vives “La Cartera”.

A primeira tuna a concurso foi a Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Iniciou a sua actuação com uma adaptação da música "Eu sei" de Sara Tavares seguido de um conhecida música de Zeca Afonso, "O que faz falta". Prosseguiu com o seu instrumental “Ecos d'Harém” e com "Hora de Fechar". Terminou como seu hino "Tudo Isto é Tuna" numa adaptação de um fado de Amália, onde se destacaram as suas pandeiretas.

Seguiu-se a Tuna Feminina de Economia do Porto. Iniciou a sua actuação com o instrumental “Tanto Mar”, de Chico Buarque, onde se destacou a interpretação das suas pandeiretas, seguido de um original “Porto por Companhia”. Prosseguiram com ritmos latinos, de Rosana interpretaram “Fuego Lento” e de Célia Cruz “La vida es um Carnaval”. Terminaram a sua actuação com a conhecida “Desfolhada” de Simone de Oliveira.

Depois de um curto intervalo, seguiu-se a actuação extra-concurso da Tuna Académica de Enfermagem do Porto. Iniciou a sua actuação com dois originais “De mais ninguém” e “Trovador”. Prosseguiu com “A tua canção”, um original da Infantuna de Viseu, terminando com um arranjo de uma música popular do Porto “Catraia do Porto”.

Já a concurso sobe a palco a Tuna Feminina de Medicina do Porto. Iniciaram a sua actuação com “Lendamendeu” seguido de “Porto de Histórias” e o seu original “Para ti”. Prosseguiram com o seu instrumental, o conhecido tema de Astor Piazzolla, “Libertango” e de Adriana Mezzadri interpretaram “Te Tiengo Medo”,onde se destacou a interpretação da sua solista. Terminaram a sua actuação com mais um original “Última Queima”.

Por fim a concurso, esteve a Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa. Iniciaram a sua actuação com “Amorosa Guajira” seguida do seu já conhecido “Porto Velhinho", onde se destacou a interpretação das suas pandeiretas, prosseguindo com o seu instrumental “Moorea”. Seguiu-se com "Água de Beber", de Tom Jobim e “Ser Fantasia”, uma música a de Chico Buarque e Maria Bethania, terminando a sua actuação com um fado de Mariza, o “Fado Tordo”.

Para terminar a noite em grande, subiu a palco a tuna organizadora deste festival, a Tuna Feminina de Enfermagem do Porto. A sua actuação começou um pequeno arranjo de “Tu Guitana” seguido de um bonito hino à cidade invicta "Recado ao Porto”. Prosseguiu com a sua versão de “Todas as ruas do Amor” seguido do seu instrumental, retirado da banda sonora do “Le fabuleux destin d'Amélie Poulain” onde se destacaram as pandeiretas. Em seguida tocou "Chave dos Sonhos" e por fim, em jeitos de hino “Noites em Tuna”.




No fim o júri deliberou…

Melhor Pandeireta: Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Melhor Estandarte: Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Melhor Solista: Tuna Feminina de Medicina do Porto
Melhor Instrumental: Tuna Feminina de Medicina do Porto


Tuna mais Tuna: Tuna Feminina de Economia do Porto
Melhor Tuna: Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa



Resta-me agradecer o amável convite por parte da Tuna Feminina de Enfermagem do Porto, na pessoa de Ana Leão e, claro às amigas de sempre Panamá, Carapinha e Magalhona...

Muitos parabéns e claro, até para o ano!!!

Sem comentários: