segunda-feira, 30 de março de 2009

VII Festival Saloio de Tunas Académicas de Loures, o rescaldo...

A Estudantina Académica do ISEL, foi a vencedora deste grande fim-de-semana em Loures a pretexto do VII Festival de Tunas Saloio organizado pela Câmara Municipal de Loures.

Inserida no Mês da Juventude da Câmara Municipal de Loures, esta iniciativa juntou centenas de jovens no recinto, os quais, trajados a rigor, vibraram durante várias horas com as actuações das tunas convidadas.

A edição deste ano, sob o tema “A Tuna mais Tuna”, procurou diversificar o figurino tradicional do espectáculo, tendo sido convidadas algumas das tunas vencedoras das edições anteriores, nomeadamente a Tuna Universitária do Porto, a agriculTUNA – Tuna do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, a Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a Tuna Académica da Universidade de Évora e o Real Túnel Académico de Viseu.

Extra-concurso estiveram a Tuna do Centro de Dia de Loures da Associação Luís Pereira da Mota e a Tuna “A Feminina” de Bucelas, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.



Após a actuação de todas as tunas, o júri deliberou atribuir o primeiro lugar à Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, cabendo à Tuna Académica da Universidade de Évora e à agriculTUNA – Tuna do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, o segundo e terceiros lugar, respectivamente.

Os galardões de melhor peça instrumental, melhor serenata e solista foram arrecadados pela Tuna Universitária do Porto, o melhor pandeireta coube à agriculTUNA – Tuna do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa e o melhor porta bandeira foi o da Estudantina Académica do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

No evento marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, o Vereador com o pelouro da Juventude, Ricardo Leão, e o Presidente da Junta de Freguesia de Loures, João Nunes.


13 comentários:

Anónimo disse...

apenas uma correcção.

Escreve-se agriculTUNA e não "agrituna".

Gabi disse...

Incrível! Ainda te lembras disto tudo!? Haja alguém... Hihihi!

Obrigada por teres alinhado neste noitada comigo. Adorei! Sinto falta de fazermos isto mais vezes... juntas!

Volta sempre!!

Carolina Mendonça disse...

lllolll
Vou tendo rasgos de memória!
Ainda bem que não comigo sopa de grão!

Da próxima vens tu!
BJK

Marta disse...

Olá!

Uma questão... a TUP sofreu algum tipo de desclassificação para a atibuição de 1.ª, 2.ª e 3ª melhor tuna? E o Tunel?
Sem desprimor para qualquer outra tuna, a TUP é sobejamente conhecida pela sua qualidade musical, sendo que a sua exclusão do "pódio" é algo que, pessoalmente, me surpreende.

Obrigada!!

Beijinhos.

Anónimo disse...

Ultimamente em alguns festivais n têm ganho as melhores

Anónimo disse...

Correcção: ultimamente, em alguns festivais, não têm ganho os que mais estamos habituados a ver ganhar. É bom que nem toda a gente valorize os mesmos aspectos. Ou todas as tunas seriam iguais e os espectáculos de tunas seriam uma seca.

Anónimo disse...

Uma tuna que ganha 3 prémios importantes, em especial solista e instrumental, e depois nem sequer está no pódium é muito estranho...
Então que critérios são esses? Não entendo...

Anónimo disse...

Correcção: Ultimamente em alguns festivais têm ganho aquelas que fazem tudo menos ser tuna.

Anónimo disse...

Realmente há situações que ultrapassam a razão e já foram tantas vezes discutidas inter pares.

Tive pena de não ter ido a Loures com a minha tuna, o Real Tunel (sem acento agudo no "U") Académico - Tuna Universitária de Viseu, pois as responsabilidades laborais assim o ditaram.

Porém, continuam a registar-se situações dúbias, no que toca aos critérios de avaliação e à escolha de jurados de alguns, para não dizer muitos, festivais do nosso burgo.

Haja portanto, e assuma-se de uma vez por todas, que Tuna não é só o que vemos em cima de uma palco, fruto do trabalho e sacrifício de muitos que já não são estudantes, mas que cumprem o presságio e a postura de quem honra a palavra "Académico".

Continua a escrever-se a história da Tuna Portuguesa, na maior parte das vezes, de uma maneira errónea e fustigada de falácias.

Post scriptum: embora seja elemento da supra citada tuna, todas as opiniões aqui descritas são pessoais.

JModesto

Joana (IST - Lisboa) disse...

É ridículo ver que a Tuna que consegue arrecadar três dos mais importantes prémios de um Festival (para mim os mais importantes!) nem sequer tenha mérito para figurar num dos três primeiros lugares! Enfim... Mas já nada me surpreende após tantos anos a seguir este Mundo Tunante, ainda para mais quando vemos este tipos de festivais florescerem como cogumelos, organizados por Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesias.
Vamos a ver e o que interessa numa Tuna é ter um Estandarte muito bonito e a tradição já não é o que era...

Marta disse...

Por eu ver três prémios técnicos para uma tuna e não a ver nos três primeiros é que perguntei se não terá havido uma hipotética desclasificação.
Por vezes, existem critérios de exclusão para a melhor tuna e lugares restantes de pódio que podem afastar uma tuna se não cumprirem determinados critérios, não os afastando, porém, dos prémios técnicos. Exemplos? Tempo em palco, utilização de instrumentos de sopro, não concorrerem a todos os prémios, má conduta, etc, etc.
Não há por aí uma alma caridosa que esclareça o que aconteceu à TUP?? Ou é mais um "voodoo" do mundo das tunas??

Anónimo disse...

Se calhar foram penalizados pelo espectáculo absolutamente deprimente e lamentável que proporcionaram quando resolveram transformar-se na "Tuna de Derecho de Gibraltar"...

Agora a sério. A TUP não ficou nos 3 primeiros, muito provavelmente devido a 2 coisas:

1 - A péssima qualidade do som. Esta história de colocar electricistas a fazer o som das tunas tem de acabar. Anda-se a trabalhar no duros a fazer arranjos e a investir na qualidade musical e de repente tudo é posto em causa porque alguém resolveu contratar curiosos que não percebem nada de som.

2 - A falta de pandeiretas, estandartes que pudessem abrilhantar o seu espectáculo e "puxar" pelo público.

Anónimo disse...

Só se pode opinar conhecendo os critérios de avaliação. Tudo o resto são especulações. E é possivel ganhar-se 3 prémios especificos e não figurar nos 3 primeiros lugares.