sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

III "Por Terras do Sado", o rescaldo...


Foi nos dias 11 e 12 de Dezembro que decorreu a III edição do festival de tunas “Por Terras do Sado”.

A TRANSMONTUNA, Tuna Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi a grande vencedora deste fim-de-semana por terras do nosso grande Bocage!

A recepção das tunas deu-se junto à Soc. Musical Capricho Setubalense, onde por entre umas cervejinhas e um pezinho de dança ao som de uma boa musiquinha popular, a cargo das “Bombocas”, se deu o mote para o convívio entre as várias tunas participantes bem como para todos os amigos da T.A.S.C.A. que ali se encontravam. Ainda com um pequeno atraso, segundo a programação, seguiram-se as serenatas e a estas a festa de abertura do "III Por Terras do Sado", que continuou noite dentro na Discoteca Design.







No dia seguinte, após umas poucas horas de sono, e já com o estômago bem forrado, deu-se o Passa-calles previsto na programação, onde as tunas mostraram um pouco da grande noite que se antevia…

A abertura do festival esteve a cargo de um grupo de gaita-de-foles seguida de uma “mini” actuação da tuna da casa.

A primeira tuna actuar veio da nobre cidade invicta, a TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto. Com cerca de 16 elementos em palco, iniciou a sua actuação com um tema da Infantuna “Navegamos a Cantar” seguido do seu original “Meu Porto sem Par”, onde se destacou a prestação dos seus pandeiretas. Prosseguiu com o animado tema cubano “La Negra Tomasa” seguido de “Capa Negra” e “Aquella Tarde” onde se destacou o seu solista. Terminou com o conhecido tema “Casa Portuguesa”, saindo de palco com o tema “Raparigas Belas”.



Seguiu-se a TAFUL - Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa. Com cerca de 20 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com o seu instrumental original “Aturotu” seguido de “Lisboa um Canto de Saudade” onde se destacou a prestação do seu estandarte. Prosseguiu com o conhecido tema “Balada das Sete Saias” seguido do também já conhecido ”Sr. Doutor”, terminando a sua actuação com o seu hino “Farmácia Vem à Rua”.




A terceira tuna a concurso foi a BRUNA - Tuna Académica da Universidade Internacional da Figueira da Foz. Com cerca de 18 elementos em palco iniciaram a sua actuação com o seu instrumental seguido de “Navegantes”. Seguidamente interpretou uma bonita serenata “Maria” seguida de um hino à Figueira “Canção da Figueira” terminando com uma interpretação do tema “My way”.

Por fim, a concurso, esteve a TRANSMONTUNA - Tuna Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Com cerca de 22 elementos em palco, iniciaram a sua actuação com o seu instrumental seguido do tema “Chuva”. Prosseguiram com “Eterna Cidade” onde se destacou os seus pandeiretas, seguido do tema “Muñequita Linda” onde se destacou a destreza vocal do seu solista… Para terminar interpretaram o seu hino, mais conhecido por “Cante-s’ o Hino” seguido do seu animado F.R.A.



A terminar a noite, subiu a palco a tuna da casa, a T.A.S.C.A. - Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada. Com cerca de 25 elementos em palco iniciaram a sua actuação com uma versão dos Hands on Aprouche “Não me vês, não me ouves” seguido do tema “A mais bela prenda”, terminado a sua breve actuação com “Prova Oral”.



No fim o júri decidiu…

Melhor Solista: TDUP, Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Estandarte: TAFUL, Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa
Melhor Instrumental: TRANSMONTUNA, Tuna Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Melhor Pandeireta: TRANSMONTUNA, Tuna Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Melhor Passa-calles: TRANSMONTUNA, Tuna Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


Melhor Serenata: BRUNA, Tuna Académica da Universidade Internacional da Figueira da Foz
Tuna Mais Tuna: TAFUL, Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa


Melhor Tuna: TRANSMONTUNA, Tuna Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


A noite foi longa, continuando noite dentro pela Discoteca Mesh-t.

Oh pra mim a repetir-me outra vez… Talvez se houvesse menos competição e mais espírito tunante as coisas fossem sempre assim, como neste fantástico fim-de-semana Por Terras do Sado… um local comum de encontro e reencontro de amigos.

Muitos parabéns à T.A.S.C.A.!!!






Ps: Por lapso, o porque o verdadeiro fotografo não esteve presente, não temos nenhuma fotografia da actuação da Bruna, por tal pedimos desculpa.

6 comentários:

Manel disse...

Mais uma vez em grande!

Carolina, não sei como tens paciência para aturar esta gente toda, sobretudo eu! Vê se no sábado vens ao Porto e trazes o resto da equipa. Pago-vos uma sande mista no TunafeCaffe. :oD

Anónimo disse...

TAFUL foi a grande vencedora....?!,
presumo que seja um lapso!!!

Carolina Mendonça disse...

Claramente..
Obrigada!

1 Benfiquista in the UK disse...

A Carolina ainda se encontra meia desorientada com o fim de semana em Matosinhos ;)... ehehehehehe

Carolina Mendonça disse...

Podes crer...
lolol

Gabi disse...

Isto anda animado...

Fins-de-semana assim são sempre espectaculares e trazem sempre alguma desorientação. Lol.

Carolina, obrigada por teres vindo ter comigo. Não era a mesma coisa de certeza :)

A todos com quem nos cruzámos por lá... Sem vocês a festa não era a mesma!