terça-feira, 8 de abril de 2008

III Ictunas, o rescaldo...

E assim foi mais uma noite fantástica, uma verdadeira noite de Verão...
A ATITUNA - Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - foi a grande vencedora de mais um ICTUNAS organizado pela Tuna Feminina de Biomédicas, este ano na sua terceira edição.

Realizada no Teatro Sá da Bandeira, grande ícone da cidade do Porto, este espectáculo contou com casa cheia, onde as classes cedo se faziam ouvir. Com uma grande cartaz repleto de tunas de grande qualidade, além do extraordinário ambiente de convívio académico a Tuna anfitriã apresentou mais um espectáculo que primou pela organização.

O Festival teve início logo no dia 3 de Abril, com um churrasco no parque de estacionamento da cantina de Miragaia (antigas instalações da reitoria da UP) contando, segundo fontes seguras, com muita animação por parte das tunas convidadas, bem como da comunidade académica que se quis juntar à festa. A par da música, animação, comes e bebes, foram realizados jogos tradicionais, nos quais a melhor prestação foi da Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto.

Com um teatro praticamente cheio foi a Tuna Académica de Biomédicas que iniciou o espectáculo. Foi uma actuação muito mexida, cheia de ritmos quentes onde se destacaram os estandartes. Gostaria apenas de lamentar a qualidade do som, sendo que num espectáculo deste cariz é algo de bastante importante. Algo a melhorar em futuras ocasiões.

A primeira tuna a actuar foi a Tuna Feminina de Economia do Porto. Segundo apurei foi uma actuação muito animada com uma excelente actuação das suas pandeiretas. (Infelizmente não me foi possível ver :( já não me lembrava como é difícil estacionar o carro no Porto).

Logo de seguida esteve em palco a TUNAFE - Tuna Feminina da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O destaque vai para a adaptação da música "Eu sei" de Sara Tavares e para "Tudo Isto é Tuna" numa adaptação do fado de Amália. Também de se destacar o instrumental com o solo de violas, dos cavaquinhos e do estandarte.

Seguiu-se a Tuna Feminina de Enfermagem do Porto que iniciou a sua actuação com uma arranjo vocal em "Tu Gitana". Em seguida tocou "Sonho meu", uma adaptação com sonoridade bem brasileira, quase que em tons de samba. Depois o instrumental, retirado da banda sonora do Le fabuleux destin d'Amélie Poulain onde se destacaram as pandeiretas. para terminar, um bonito hino à cidade invicta "Recado ao Porto" e por fim "Chave dos Sonhos".


A esta segui-se a ATITUNA - Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, numa actuação sentida e dedicada a duas suas antigas colegas que recentemente tiveram um acidente fatal. Iniciaram a actuação com um arranjo vocal de "Siempre En Mi Mente" seguindo-se a forte música das "7 Mulheres do Minho", uma música tradicional portuguesa também já interpretada pelo nosso Zeca Afonso. Segui-se uma excelente interpretação de "Vou Dar De Beber À Dor" onde se destacou a qualidade do arranjo vocal e instrumental bem como das suas pandeiretas. Seguiu-se uma estreia "Recuerdos Bolivianos", uma música bastante animado com ritmos quentes directamente da América latina, terminando a sua actuação com uma música que já as identifica "Criatura da Noite", uma adaptação da música dos Entre Aspas.


Por fim a concurso a actuação da Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa que iniciaram a sua actuação com ritmos brasileiros com uma música de Tom Jobim e Vinicius Morais "Água de Beber". Seguiu-se "Porto Velho" e "Jura", uma adaptação para serenata da conhecida música de Rui Veloso. Depois de um instrumental em jeitos de swing/jazz segui-se uma excelente interpretação de solista do tema "Habanera" um tema integrado na Ópera Carmen de Georges Bizet, terminando a sua actuação com um fado de Mariza.

Para terminar o espectaculo actuouoa a tuna da casa - Tuna Feminina de Biomédicas numa actuação cheia de alegria, boa disposição e grande Espírito Académico.


Por fim o júri deliberou:

Melhor Pandeireta - Tuna Feminina de Economia do Porto
Melhor Estandarte - ATITUNA - Tuna Feminina da FPCEUP
Melhor Instrumental - Tuna Feminina de Enfermagem do Porto
Melhor Solista - Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto
Melhor Passe Calles - Tuna Feminina de Economia do Porto
Melhor Claque - ATITUNA - Tuna Feminina da FPCEUP
Tuna + Tuna - Tuna Feminina de Economia do Porto
Melhor Tuna - ATITUNA - Tuna Feminina da FPCEUP

8 comentários:

Panamá disse...

Só para deixar os parabéns por mais um bom "relato" de um festival, e deixar um reparo/correcção: a 1ª música da TfenfP chama-se "Tu Gitana". Quanto ao resto... venha as próximas semanas, tipo... dia 11 e 12, 16 e 17, 19, etc...
Jokas

Carolina Mendonça disse...

Alo Alo...
Antes de mais muito obrigada pela companhia ao jantar!
Foi uma noite muito fixe... até a nossa amiga TAGUS estava por lá.
Obrigada pela correção!

Beijoka e até ao fim de semana de 19 quem sabe o de 17 tb.

Anónimo disse...

olá...Obrigada por terem estado presentes no nosso festival!!

Gostava de saber se têm mais alguns videos do III ICTUNAS para além da actuação da Atituna..
QQ coisa pf contactem a TFBiomédicas através do mail tfbiomedicas@gmail.com.

Desde já mt obrigada =)

Pela TFB
"Twix"

Carolina Mendonça disse...

Alo.

Foi com muito gosto que estive no vosso festival! Muitos parabéns por toda a organização.

Relativamente aos videos apenas tenho este, a máquina ficou sem bateria :( uma pena dado a qualidade das tunas presentes.

Bjks e até um qualquer festival
Carolina

Tatiana disse...

pah... como sempre grande reportagem =) ate dá gosto vir cá para ler o que se passou no festival... um qualquer comentário sobre o ambiente lá fora onde param os fumadores eu posso contribuir, de resto... é bom ter-te como presença frequente pelos sítios onde paro =)

quando é o proximo?...

beijinhos

ps: o portugaltunas devia recrutar-te hihihi

Panamá disse...

o que tu queres sei eu, hehehehehe!!! E sábado vemo-nos outra vez, certo??? Mais que pergunta deveria de ser afirmação!!!

Carolina Mendonça disse...

Ai Ai Ai...
Assim fico demasiadamente embebecida! É sempre um gosto acompanhar as fénixs d possível.
Quanto a este fim de semana fico-me por casa, tb não posso abusar do meu homem.
Para a semana começa logo na sexta, ou quem sabe na quinta.

Beijokas e divirtam-se

Panamá disse...

:(:(:(
No comprendo!!!! Mas não seria abuso!!! desta vez filmavas tu e ele batia palmas, lololol.
Bem, parece q me bai faltar uma companhia festivaleira e uma crónica bem conseguida. jokas