quarta-feira, 2 de abril de 2008

X Fartuna, o rescaldo...

E assim foi mais um fim de semana fantástico...
A TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto - foi a grande vencedora de mais um Fartuna Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro, organizado pela Versus TunaTuna Académica da Universidade do Algarve, este ano na sua décima edição.
Foi sem dúvida um grande festival, não só pelas tunas presentes, mas por todos os amigos e antigos tunos que se deslocaram ao Algarve para o convívio que um festival deste cariz proporciona.

Para mim a viagem, Porto-Faro, começou na sexta à tardinha, e desde já agradeço ao padrinho a boleia. Chegamos à nossa cidade de cetim mesmo a tempo das serenatas. O Largo do Carmo, estava bem composto, começando logo aí a festa, tendo durado pela noite dentro, num animado convívio no bar “Shakes”.

Já o Sábado foi um dia repleto de emoções... para além do X Fartuna, este fim-de-semana comemorou também o 15º aniversário da Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve. O almoço de aniversário reuniu as várias gerações desta grande família ferventis. Foi um almoço bem animado onde ficámos a conhecer a nova música "Barquinho"... que com a voz de anjo da nossa Carolina ainda foram algumas que se deixaram levar pelas saudades de outros tempos e houve muita emoção. As caloiras e projectos estiveram à altura presenteando as tunantes com alguns diplomas onde, depois de estar nomeada para melhor bebedeira, mais pura, melhor pose lá me calhou o de melhor ET... Cantaram-se os parabéns e cortou-se o bolo... para algumas o bolo tinha "brinde" e assim a tuna presenteou as 5 novas caloiras - Carolina, Catarina, Fatinha, Betty, Nélia. Parabéns minhas lindas. parabéns também a nossa nova projecto Manela.


Entretanto pela cidade de Faro tinha lugar o Pasacalles, permitindo o contacto com a população e assim publicitar o certame que iria acontecer mais à noite, no teatro das Figuras.

Um teatro com excelentes condições e praticamente cheio (com 786 lugares) foi o que aguardava as tunas nessa noite. Apenas a lamentar a política do recinto, já que não foi possível o registo fotográfico do evento… Algo a melhorar em futuras ocasiões.
O espectáculo começou com o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra - IN-VERSUS, formado por membros e antigos membros da Versus Tuna começou o concurso propriamente dito.

A primeira tuna a actuar foi o Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu, com 24 elementos em palco, e em que se destacam as boas coreografias e animação. Tudo músicas originais suscitaram uma boa reacção do público, em especial ao instrumental e música de solista, num registo completamente diferente do esperado.

Logo de seguida esteve em palco a Tuna Universitária de Beja com 20 elementos. O Destaque vai para o tradicional Castelo de Beja com que iniciam a actuação e para duas músicas originais a fazerem lembrar a bela região alentejana, em especial a primeira “Verão, o Alentejo e os Homens”.

Depois do intervalo esteve presente a Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve, que nos presenteou com duas músicas, o “Barquinho”, um original da nossa Sandra Bomba com um fantástico arranjo do já nosso Lourenço Carvalhais seguida da "Sina de uma Caloira" onde os elementos mais antigos subiram a palco.

De volta ao concurso, desta vez surgiu em palco a Tuna do Distrito Universitário do Porto com 19 elementos. Em destaque a qualidade dos arranjos vocais e instrumentais, bem como a estreia de um tema original em ritmo de marcha - “Meu Porto sem Par”.

Segui-se a tuna vencedora do festival do ano anterior a TAFUL - Tuna De Farmácia da Universidade de Lisboa com 34 elementos. Uma actuação que incentivou o público presente, quer pelas músicas apresentadas, quer pela actuação da “linha da frente” com as suas pandeiretas e bandeiras. Destaque para a música “Balada das 7 Saias” um arranjo da “Menina das 7 Saias” dos Trovante, e claro para o tema “Ai Sr. Doutor…” que fez rir a assistência com a prestação do seu solista (bela barriga!)

Para terminar a actuação da tuna da casa Versus Tuna - Tuna Académica da Universidade do Algarve. Como já vem sendo tradição da Versus Tuna, foi uma actuação dedicada à nossa cidade de Faro, à nossa Cidade de Cetim. Foi uma actuação cheia de alegria, boa disposição e grande Espírito Académico. A festa seguiu-se noite dentro na discoteca "Millenium".


Para a história ficam os prémios:
Melhor Solista:Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Instrumental: Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
Melhor Porta-Estandarte: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Melhor Pandeireta: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Melhor Serenata: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Tuna mais Tuna: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Melhor Pasacalles: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Tuna Mais Marafada: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Prémio de Melhor Tuna: Tuna do Distrito Universitário do Porto



Parabéns à Versus Tuna pelo seu magnífico festival… Até pro ano...

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Este fim-de-semana foi sem dúvida especial, por muitas razões!
Desde o X Fartuna, ao 15º aniversário da 1ª actuação da Feminis, à passagem de projectos a caloiras e da Manuela a projecto, ao conhecer a Tunante Sandrinha, que chama pelas "Meninas" na música "Ti Manel das Cebolas"... por estas e muitas, mas mesmo muitas mais razões, foi memorável!

Todas as Tunantes mais velhas foram muito simpáticas, só tenho pena de o tempo que estivemos com elas ter passado tão depressa!

Muitos Parabéns à Versus Tuna pelo X Fartuna, e claro a nós Fefés pelos 15 aninhos... que venham pelo menos mais 15!

A "maratona" terminou com a actuação na Semana Académica de Beja, que foi um pouco atribulada... ;)

Beijocas grandes!

Panamá disse...

bela descrição minha cara. cá te aguardo para as "farras" de abril no porto. jokas

Anónimo disse...

em relação à forma como terminou a maratona de beja, quando ela diz atribulada é em sentido figurado porque incrivelmente as meninas k sairam de beja à 1h da manhã chegaram a faro às 5h e meia... se eu contar ninguem acredita! CALOIRAS!

Carolina Mendonça disse...

Deve ser do D.A...
Enfim...
Foi um fim de semana em grande sim senhor!

Quanto as farras no Porto venham elas!

Carolina Mendonça disse...

Parece-me que a primeira é já este fim de semana. Tb vais ao Ictunas?
Bjk