A TDUP - Tuna do Distrito Universitário do Porto - foi a grande vencedora de mais um Fartuna – Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro, organizado pela Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve, este ano na sua décima edição.
Foi sem dúvida um grande festival, não só pelas tunas presentes, mas por todos os amigos e antigos tunos que se deslocaram ao Algarve para o convívio que um festival deste cariz proporciona.
Foi sem dúvida um grande festival, não só pelas tunas presentes, mas por todos os amigos e antigos tunos que se deslocaram ao Algarve para o convívio que um festival deste cariz proporciona.
Para mim a viagem, Porto-Faro, começou na sexta à tardinha, e desde já agradeço ao padrinho a boleia. Chegamos à nossa cidade de cetim mesmo a tempo das serenatas. O Largo do Carmo, estava bem composto, começando logo aí a festa, tendo durado pela noite dentro, num animado convívio no bar “Shakes”.
Já o Sábado foi um dia repleto de emoções... para além do X Fartuna, este fim-de-semana comemorou também o 15º aniversário da Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve. O almoço de aniversário reuniu as várias gerações desta grande família ferventis. Foi um almoço bem animado onde ficámos a conhecer a nova música "Barquinho"... que com a voz de anjo da nossa Carolina ainda foram algumas que se deixaram levar pelas saudades de outros tempos e houve muita emoção. As caloiras e projectos estiveram à altura presenteando as tunantes com alguns diplomas onde, depois de estar nomeada para melhor bebedeira, mais pura, melhor pose lá me calhou o de melhor ET... Cantaram-se os parabéns e cortou-se o bolo... para algumas o bolo tinha "brinde" e assim a tuna presenteou as 5 novas caloiras - Carolina, Catarina, Fatinha, Betty, Nélia. Parabéns minhas lindas. parabéns também a nossa nova projecto Manela.
Entretanto pela cidade de Faro tinha lugar o Pasacalles, permitindo o contacto com a população e assim publicitar o certame que iria acontecer mais à noite, no teatro das Figuras.
Um teatro com excelentes condições e praticamente cheio (com 786 lugares) foi o que aguardava as tunas nessa noite. Apenas a lamentar a política do recinto, já que não foi possível o registo fotográfico do evento… Algo a melhorar em futuras ocasiões.
O espectáculo começou com o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra - IN-VERSUS, formado por membros e antigos membros da Versus Tuna começou o concurso propriamente dito.
A primeira tuna a actuar foi o Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu, com 24 elementos em palco, e em que se destacam as boas coreografias e animação. Tudo músicas originais suscitaram uma boa reacção do público, em especial ao instrumental e música de solista, num registo completamente diferente do esperado.
Logo de seguida esteve em palco a Tuna Universitária de Beja com 20 elementos. O Destaque vai para o tradicional Castelo de Beja com que iniciam a actuação e para duas músicas originais a fazerem lembrar a bela região alentejana, em especial a primeira “Verão, o Alentejo e os Homens”.
Depois do intervalo esteve presente a Feminis Ferventis - Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve, que nos presenteou com duas músicas, o “Barquinho”, um original da nossa Sandra Bomba com um fantástico arranjo do já nosso Lourenço Carvalhais seguida da "Sina de uma Caloira" onde os elementos mais antigos subiram a palco.
De volta ao concurso, desta vez surgiu em palco a Tuna do Distrito Universitário do Porto com 19 elementos. Em destaque a qualidade dos arranjos vocais e instrumentais, bem como a estreia de um tema original em ritmo de marcha - “Meu Porto sem Par”.
Segui-se a tuna vencedora do festival do ano anterior a TAFUL - Tuna De Farmácia da Universidade de Lisboa com 34 elementos. Uma actuação que incentivou o público presente, quer pelas músicas apresentadas, quer pela actuação da “linha da frente” com as suas pandeiretas e bandeiras. Destaque para a música “Balada das 7 Saias” um arranjo da “Menina das 7 Saias” dos Trovante, e claro para o tema “Ai Sr. Doutor…” que fez rir a assistência com a prestação do seu solista (bela barriga!)
Para terminar a actuação da tuna da casa Versus Tuna - Tuna Académica da Universidade do Algarve. Como já vem sendo tradição da Versus Tuna, foi uma actuação dedicada à nossa cidade de Faro, à nossa Cidade de Cetim. Foi uma actuação cheia de alegria, boa disposição e grande Espírito Académico. A festa seguiu-se noite dentro na discoteca "Millenium".
Para a história ficam os prémios:
Melhor Solista:Tuna do Distrito Universitário do Porto
Melhor Instrumental: Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
Melhor Porta-Estandarte: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Melhor Pandeireta: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Melhor Serenata: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Tuna mais Tuna: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Melhor Pasacalles: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Tuna Mais Marafada: Tuna Académica Faculdade Farmácia U. Lisboa
Prémio de Melhor Tuna: Tuna do Distrito Universitário do Porto
Parabéns à Versus Tuna pelo seu magnífico festival… Até pro ano...
5 comentários:
Olá!
Este fim-de-semana foi sem dúvida especial, por muitas razões!
Desde o X Fartuna, ao 15º aniversário da 1ª actuação da Feminis, à passagem de projectos a caloiras e da Manuela a projecto, ao conhecer a Tunante Sandrinha, que chama pelas "Meninas" na música "Ti Manel das Cebolas"... por estas e muitas, mas mesmo muitas mais razões, foi memorável!
Todas as Tunantes mais velhas foram muito simpáticas, só tenho pena de o tempo que estivemos com elas ter passado tão depressa!
Muitos Parabéns à Versus Tuna pelo X Fartuna, e claro a nós Fefés pelos 15 aninhos... que venham pelo menos mais 15!
A "maratona" terminou com a actuação na Semana Académica de Beja, que foi um pouco atribulada... ;)
Beijocas grandes!
bela descrição minha cara. cá te aguardo para as "farras" de abril no porto. jokas
em relação à forma como terminou a maratona de beja, quando ela diz atribulada é em sentido figurado porque incrivelmente as meninas k sairam de beja à 1h da manhã chegaram a faro às 5h e meia... se eu contar ninguem acredita! CALOIRAS!
Deve ser do D.A...
Enfim...
Foi um fim de semana em grande sim senhor!
Quanto as farras no Porto venham elas!
Parece-me que a primeira é já este fim de semana. Tb vais ao Ictunas?
Bjk
Enviar um comentário